< voltar para a home
Logo do Site bg header

Uncategorised

Orientações Screencast

Caros autores,

Tendo em vista que todos os trabalhos aprovados para o 34º ANPET estão convidados a nos enviar uma apresentação na forma de screencast” (gravação digital de saída de tela de computador, com narração em áudio), para que fique disponível no site do congresso, podendo ser baixado sob demanda, por todos os participantes do evento, segue um guia resumido para sua elaboração.

1. Grave seu screencast

Para obter um screencast de boa qualidade, você pode levar diferentes aspectos em consideração:

  • Software de screencast

Existem muitas ferramentas diferentes amplamente disponíveis para gravar seu screencast. Exemplos:

Zoom (Windows, Mac, Linux): Inicie uma reunião na qual você seja o único participante. Compartilhe a janela desejada que contém a apresentação. No botão de opções adicionais, clique em gravar. Ao encerrar a reunião, o vídeo será exportado para uma nova pasta que contém a tela gravada em formato .mp4.

OBS Studio (Windows, Mac, Linux): Inicie uma nova cena com uma fonte de captura de janela. Você também pode incluir sua webcam em um canto, incluindo outra fonte de captura de vídeo. Depois basta clicar no botão iniciar gravação para iniciar seu screencast.

MS Powerpoint (Windows, Mac): No menu principal, clicar em Slide Show> Gravar Slide Show iniciará o modo de apresentação e incluirá sua voz como áudio, após o término da apresentação. Você pode então exportar a apresentação como um vídeo .mp4.

Outros exemplos de aplicativos que poderão ser utilizados, são eles: Google Meet, Activepresenter, etc. 

Não recomendamos a elaboração do seu screencast a partir de um celular.  

  • Microfone

Uma boa qualidade de som é importante para garantir a qualidade em seu vídeo. Recomendamos que você use um microfone externo quando possível. Mesmo os microfones da maioria dos fones de ouvido terão uma qualidade superior à do microfone do seu laptop.

Recomendamos gravar seu screencast em uma sala silenciosa e que o microfone não esteja em contato com sua roupa. Antes de gravar o vídeo completo, recomendamos que você execute alguns testes curtos com o microfone e ouça o vídeo gravado para verificar se o volume e a qualidade do áudio estão bons.

  • Incluindo sua imagem no screencast

Caso deseje, você pode incluir sua imagem no screencast.  Nesse caso, certifique-se de que a imagem não cobrirá nenhuma parte importante dos slides. Para ter uma imagem clara do apresentador, o rosto deve ser bem iluminado.

2. Opcional: edição de erros ou longas pausas

Você não precisa fazer uma tomada perfeita ao gravar seu screencast. É fácil eliminar erros ou longos silêncios de seu vídeo para que você não precise repetir a gravação completamente. Para realizar a edição, diferentes plataformas de software estão disponíveis:

Fotos (Windows): Você pode usar o aplicativo Fotos nativo do Windows para cortar vídeos e combinar diferentes vídeos em um só.

QuickTime ou iMovie (Mac): os usuários de Mac podem facilmente editar vídeos usando os aplicativos nativos do Mac QuickTime (para corte simples de vídeos) ou iMovie (para recursos de edição mais robustos).

Activepresenter, DaVinci Resolve e OBS Studio (Windows, Mac, Linux): Esta é uma ferramenta gratuita que permitirá gravar e editar vídeos de forma rápida e prática.

Outras ferramentas comerciais, como Camtasia ou Screenflow, podem realizar gravação de screencast e edição de vídeo em uma única plataforma.

Para que seu vídeo não fique muito grande, recomendamos a utilização de um fundo branco, sem animações.

3. Verifique os requisitos

Verifique se o seu vídeo atende a todos os requisitos listados a seguir.

Para Artigos Científicos, os requisitos são:

  • Duração de até 10 minutos.
  • As opções de formato de vídeo são: MP4, FEV, WMV, MPG ou MPEG
    Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 50 MB
  • O som do vídeo deverá ter volume adequado e qualidade para ser compreendido (obrigatório).
  • O primeiro slide deve conter o título do trabalho, todos os autores e suas afiliações.

Para Relatórios de Iniciação Científica, Comunicações Técnicas e Relatórios de Teses ou Dissertações, os requisitos são:

  • Duração de até 8 minutos.
  • As opções de formato de vídeo são: MP4, FEV, WMV, MPG ou MPEG
    Tamanho máximo do arquivo de vídeo: 50 MB
  • O som do vídeo deverá ter volume adequado e qualidade para ser compreendido (obrigatório).
  • O primeiro slide deve conter o título do trabalho, todos os autores e suas afiliações.

4. Envie seu vídeo

Clique aqui para enviar o seu screencast. O link estará disponível entre os dias 27.10.20 e 11.11.20.

Perguntas técnicas relacionadas à elaboração e envio dos screencasts deverão ser enviadas para contato@anpet.org.br

Porto Alegre, 04 de setembro de 2020.

Cira Pitombo

Diretora Científica da ANPET