< voltar para a home

23 09 35ANPET NEWPublicacao 5Dias NoticiaVocê, participante do 35º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, participe da nossa pesquisa de satisfação que será realizada por meio de um formulário de avaliação. Essa pesquisa tem por objetivo conhecer a sua opinião em relação ao evento, que foi 100% digital.

Clique AQUI para acessar Formulário de Avaliação.

05 11 Noticia 35ANPETCREDENCIAMENTO E ACESSO A PLATAFORMA DIGITAL
O link de acesso para a plataforma digital de eventos da Softaliza está disponível AQUI. O acesso ao ambiente virtual do evento será por meio de login e senha, que serão enviados, pela Softaliza, até um 1 dia antes do evento, para o e-mail que você informou no momento da inscrição.

Caro(a) congressista,

É com muita alegria que o Comitê Organizador traz para você informações importantes sobre o evento.

CREDENCIAMENTO E ACESSO A PLATAFORMA DIGITAL

O link de acesso para a plataforma digital de eventos da Softaliza poderá ser encontrado nesse site, a partir de 6 de novembro. O acesso ao ambiente virtual do evento será por meio de login e senha, que serão enviados, pela Softaliza, até um 1 dia antes do evento, para o e-mail que você informou no momento da inscrição.

Para assistir as atividades síncronas você pode utilizar o aplicativo Zoom, que deve ser instalado previamente em seu dispositivo, ou acessar pelo seu navegador web de preferência. No caso específico de smartphones, o aplicativo Zoom é obrigatório.

Se tiver algum problema de acesso à plataforma, contate a secretaria virtual por meio de um de seus canais de atendimento.

FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA VIRTUAL

A secretaria virtual do evento estará disponível nos dias 08, 10, 12, 16 e 18 de novembro, das 8h30 às 17h.

Os canais de atendimento são:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 51 9312-1599

NOVAS INSCRIÇÕES

Novas inscrições poderão ser feitas durante a realização do evento e poderão levar até 40 minutos para serem processadas. Para agilizar o processo, siga todas as instruções que estão AQUI.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A abertura do 35º ANPET ocorrerá no dia 08/11, às 9h.  Não perca!

Para saber como serão as atividades síncronas do evento, clique aqui..

PRÊMIOS ANPET 2021

O anúncio dos vencedores dos Prêmios “ANPET de Produção Científica 2021” e “ANPET de Pesquisa em Desenvolvimento 2021” será realizado na sessão de encerramento do evento, no dia 18 de novembro, às 16h.

PRODUTOS DO EVENTO: 

Anais do 35º ANPET: Os trabalhos que tiverem, pelo menos, um autor inscrito no evento, serão inclusos nos “Anais do 35º ANPET”, que será disponibilizado no site a partir de 17 de dezembro de 2021. 

Certificados do 35º ANPET: Este ano, disponibilizaremos os seguintes certificados:

  • CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: será concedido a todos os participantes que se inscreveram no 35º ANPET e acessaram, pelo menos uma vez, a plataforma digital do evento. O certificado estará disponível no perfil do usuário, no sistema de inscrição/associação da ANPET em anpet.org.br (área restrita), a partir de 03 de dezembro de 2021.
  • CERTIFICADO DE ARTIGO APRESENTADO NAS SESSÕES TÉCNICAS ASSÍNCRONAS (apresentações por vídeo): será concedido a todos os artigos apresentados por meio de vídeos. O certificado estará disponível em anpet.org.br/35anpet, a partir de 03 de dezembro de 2021.
  • CERTIFICADO DE ARTIGO APRESENTADO NAS SESSÕES TÉCNICAS SÍNCRONAS (apresentações ao vivo): será concedido aos artigos e autores apresentadores nas sessões técnicas síncronas. O certificado estará disponível em anpet.org.br/35anpet, a partir de 03 de dezembro de 2021.

Desejamos a você um ótimo evento!

Atenciosamente,
Comitê Organizador do 35º ANPET

26 10 35ANPET noticia 10 DIASFaltam 10 dias para o início do 35° ANPET. Não perca a oportunidade de participar do maior congresso da área de Transportes no Brasil. 

26 10 noticia 35ANPET Atividade ComplementarEsta atividade é COMPLEMENTAR AO 35 ANPET e será transmitida EXCLUSIVAMENTE neste link.

Módulo 1 - Entendendo o método Bailey

Palestrante: Alexander Vivoni

Resumo do palestrante: “Engenheiro químico, com amplo conhecimento nas áreas de produção, desenvolvimento e aplicação de produtos asfálticos. Trabalhou por 25 anos na Petrobras Distribuidora, prestando suporte técnico e consultoria, assim como coordenando projetos na área de asfaltos, tendo sido membro das principais comissões técnicas do setor. Desde 2017 atua como consultor, instrutor e palestrante em temas relacionados com asfaltos, emulsões, combustíveis e lubrificantes

Módulo 2 - Aplicando o método Bailey para a otimização de granulometrias

Palestrante: Marcos Lamha, doutorando da COPPE/UFRJ

Resumo do Palestrante: Doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou a sua graduação.

25 10 ANPET35 Facebook Noticia Mulheres na cienciaTema: Mulheres na Ciência: Evolução e Perspectivas

Data: 10 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Alice Rangel de Paiva Abreu,
Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo da palestrante: Professora Emérita da UFRJ, Alice Abreu é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), e Mestre em Sociologia pela London School of Economics da Universidade de Londres (1971). Sua carreira acadêmica esteve toda vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde se aposentou como Professora Titular. Além das suas atividades docentes e de pesquisa, vinculadas ao tema de gênero e trabalho, foi coordenadora da Pós-Graduação, Chefe de Departamento de Sociologia, e representou o departamento nos mais altos conselhos do Instituto e da Universidade. Secretária Executiva da ANPOCS nos anos 80, teve importante participação na recriação da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Presidente da área de Sociologia na CAPES de 1993 a 1997. Ocupou outros cargos no Brasil e no exterior: Vice-Presidente do CNPq, Diretora do Escritório de Educação e Ciência e Tecnologia da OEA (Organização dos Estados Americanos), foi Diretora do Escritório Regional da América Latina e Caribe do ICSU (atual International Science Council). Foi também Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho. Com ativa participação na ISA (International Sociological Association), onde foi presidente do RC30 Sociologia do Trabalho por dois mandatos nos anos 90 e foi eleita por dois mandatos para seu Conselho Executivo, de 2002 a 2010. Desde 2014 é a vice-presidente do RC23 Sociologia da Ciência e Tecnologia. Mais recentemente, Alice Abreu foi a diretora do GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a igualdade de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia, de 2015 a 2017.  Atualmente segue ativa na área de políticas de igualdade em ciência e tecnologia, como membro de distintos comitês. A Profa. Alice Abreu recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (Comendador) em 2001; a Palmes Académiques (Officier), do Ministère de la Jeunesse, de l’Éducation Nationale et de la Recherche da França em 2003; o Prêmio Florestan Fernandes de Sociologia em 2009 e o Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci de Sociologia em 2013. Em fevereiro de 2020 recebeu a Menção Honrosa da primeira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jéssica de Lima Schwinn,
Supply Management Specialist of John Deere Brasil

Resumo da palestrante:

Liedi Légi Bariani Bernucci,
Diretora e professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Resumo da palestrante: Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Geotécnica e Doutora e Livre-Docente em Engenharia de Transportes. Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1986, Professora Titular desde 2006. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por 7 anos, Vice-Diretora da POLI-USP de 2014-2018, e em 2018 foi eleita a primeira Diretora mulher após 124 anos de existência da POLI-USP. É membro do Conselho Universitário da USP, membro do Conselho Superior da FAPESP, membro do Conselho de Administração do IPT-SP, membro da Agencia USP Inovação, membro da Academia Nacional de Engenharia.

Marcia Cristina Bernardes Barbosa,
Professora titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo da palestrante: Possui graduação graduação (1981), mestrado l (1984) e doutorado (1988) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS) e atua como professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero pelo que ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. É diretora da Academia Brasileira de Ciências.

26 10 35ANPET noticia O prazo para envio das apresentações gravadas 1Faça o upload das suas apresentações gravadas até 01 de novembro de 2021.

Serão aceitos vídeos de até 07 minutos para Artigos Científicos e vídeos de até 03 minutos para Relatórios de Teses e Dissertações, Relatórios de Iniciação Científica e Comunicações Técnicas.

Para acessar as instruções quanto a elaboração e upload dos vídeos dos artigos científicos, clique AQUI.

Para RTs, RICs e CTs, clique AQUI.

 NoticiaEsta atividade é COMPLETAR AO 35° ANPET e será transmitida EXCLUSIVAMENTE neste link.

Nesta atividade o objetivo é aproximar a indústria e a academia na área de infraestrutura, promovendo um campo fértil para colaborações e para o avanço do conhecimento combinando fundamentação teórica e aplicação de maneira robusta. Ressalta-se que os palestrantes foram estimulados a alinhar os tópicos das suas apresentações com práticas sustentáveis, que promovam a busca pelo net zero de emissões de carbono no setor.

Apresentações:

Infratest

Título: Selo de sustentabilidade para monitorar a proteção climática na indústria de manufatura: conceituação e aplicação para a pavimentação

Apresentadora:

4Dra. Telma Keppler
Gerente Internacional de Vendas e Aplicações da Infratest

Engenheira eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia Industrial e Universidade de São Paulo – São Paulo - Brasil. Pós graduada e Ph.D. graduada na Universidade de Erlangen - Alemanha. Atuou por mais de 15 anos na área de automação de máquinas como engenheiro de pesquisa e como gerente técnico de vendas em diversos cargos e empresas na Alemanha. Há 3 anos Gerente de Desenvolvimento de Negócios na infraTestPrüftechnik GmbH – Alemanha. Responsável pelas vendas na Itália /Espanha/Portugal e América Latina. Membro da Associação de Pesquisa de Estradas e Transportes na Alemanha (FGSV) e Itália (SiTeB) e membro fixo do grupo de trabalho "Reciclagem de Asfalto".


CBB Asfaltos

Título: O asfalto e a indústria 4.0  

1 1

Apresentador

Eng. Luiz Henrique Teixeira
Engenheiro Chefe na Cbb Asfaltos. Desenvolve estudos na área de ligantes asfálticos. Coordena equipes multidisciplinares nas áreas industriais, química, mecânicas e de produção. Integra o Comitê de Pavimentação da ABEDA e membro da Comissão de Asfalto do IBP.
 


Greca Asfaltos

Título palestra: Asfalto Borracha: 20 anos desde sua 1ª aplicação sob a ótica ecossocioeconômica

2 1

Apresentadores: 

Wander Omena
Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Greca Distribuidora, responsável pelo departamento de P&D, I, e gestão de fórmulas da Greca. Formado em engenharia química e farmácia industrial, pós-graduado em Inovação Tecnológica e infraestrutura rodoviária.

 3José Antonio Antosczezem Junior
Gerente de Produção & Qualidade

Engenheiro Químico; Coordenador das unidades industriais de Asfaltos Modificados e Emulsões Asfálticas – fabricação e controle de qualidade; Assistente técnica na aplicação de produtos asfálticos; Coordenador de projetos e desenvolvimento de misturas asfálticas para pavimentação. 

 


Kraton

Título: Towards Sustainable Solution for Pavementswith Polymer modified Bituminous binder

Apresentadores:

5Rafael Martins
Engenheiro Civil formado pela UFMG e TU-Dresden e MBA pela FGV. Atualmente na KratonPolymers é Gerente de desenvolvimento de mercado e vendas técnicas de polímeros SBS para mercado de asfaltos da América Latina.

 


6Laurent Porot
Laurent is Market Development Manager at Kraton, based in the Netherlands. He has a master degree in civil engineering from the Ecole Nationale des Ponts et Chaussées, France. Over the course of his 30 years experiences, he capitalised a world wide knowledge’s and expertise on pavement engineering with pavement design, pavement management, materials characterisation, product development, job works, research. He is passionate in technology transfer, new product developmentand sustainability.

In his current position at Kraton, he is leading technology development for SBS polymerandbio-based additive in paving&amp; roofing application for Europe Middle East Australia. Before he worked for a global contractor and road concession, Vinci group, on high way construction, for bit umensupplier, Shell, as researcher and global technology implementer, and for consultancy engineering company, Egisgroup, at designing and specify in groads.

He is member of numerous international scientific committees, representative of Kratonat EAPA, Eurobitume, CEN TC336 standardisation committee and active member of the Rilem for bituminous materials. He has numerous papers and publications on pavement material and engineering. He is chairman of the Euro bitumetask group on bitumen LCA.


Pavesys

Título: Estudo de estratégias de manutenção em pavimentação através da utilização de Sistema de Gerência de Pavimentos

Apresentador:

7Eng. Elemar Taffe Jr.
Engenheiro civil com mestrado na área de infraestrutura em transportes pelo ITA, MBA na FGV em gestão empresarial, ocupa atualmente o cargo de gerente de engenharia na Pavesys Engenharia, empresa de consultoria em engenharia de pavimentos com 20 anos de experiência atuando em gerência de pavimentos, levantamentos e projetos na área de infraestrutura rodoviária, aeroportuária e ferroviária.

 


Betunel

Título: A importância da correta seleção da emulsão de reciclagem nos serviços de reabilitação de pavimento asfáltico

Apresentador:

betunelOsvaldo Tuchumantel Junior
Diretor Marketing Técnico
Diretor técnico da empresa Betunel Tecnologia em asfaltos
Consultor em pavimentação em países do Mercosul
38 publicações técnicas em congressos nacional e internacional
Membro do comitê técnico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos - ABEDA
Membro da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - IBP

 

Tema: Receitas Extra Tarifárias de Externalidades Subsidiando o Custo do Transporte Coletivo

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Rômulo Dante Orrico Filho
Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Resumo do palestrante: Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Urbanismo et Planejamento Territorial pela Universidade de Paris. É professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, operação e economia de redes de transportes público.

Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar. Tem foco de pesquisas na concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo e ao desenvolvimento e no financiamento da mobilidade urbana.

Dentre os recentes projetos que coordenou incluem-se:

  • Plano estratégico de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região metropolitana do Rio de Janeiro. PDUI. Segmento Mobilidade. 2105-2017.
  • Concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo. CNPq 2017-2021.
  • Pesquisa Nacional de Tráfego. Desenvolvimento de uma metodologia modelo matemático para estimar o tráfego diário médio anual da rede rodoviária federal. DNIT. 2016-2021.
  • Desenvolvimento de metodologia para concepção e dimensionamento de Centros de Integração Logística (CIL). Ministério dos Transportes 2015-2016
  • Redes de transporte público urbano: um roteiro metodológico para sua concepção. CNPq. 2009-2013.
  • Elaboração dos Termos de Referência para a licitação do Metrô de Salvador da Bahia. Governo do Estado da Bahia. 2011-2012.
  • Mobilidade urbana sustentável: questões futuras. MMA/PNUD. 2012.

Magdala Satt Arioli
Consultora em Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

Resumo do palestrante: Consultora Sênior de Mobilidade Urbana e Clima. Atua há mais de 10 anos com mobilidade urbana e mudanças climáticas, promovendo e construindo estratégias e ações alinhadas com a meta climática estipulada no Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou em projetos para WRI Brasil, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Frente Nacional de Prefeitos, ClimateActionImplementationFacility e Clean Air Asia. Graduada com menção honrosa em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma

Luis Antonio Lindau
Diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Resumo do palestrante: O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é o diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe executiva do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do programa de Cidades do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde, desde meados da década de 1980 até 2015 ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes técnicas locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do TransportationResearch Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, abordando temas como transporte urbano, segurança viária e sustentatbilidade do transporte.

19 10 35ANPET noticia Data limite para envio da versão definitivaFaça o upload das suas apresentações gravadas até 25 de outubro de 2021.

Serão aceitos vídeos de até 07 minutos para Artigos Científicos e vídeos de até 03 minutos para Relatórios de Teses e Dissertações, Relatórios de Iniciação Científica e Comunicações Técnicas.

Para acessar as instruções quanto a elaboração e upload dos vídeos dos artigos científicos, clique aqui.

Para RTs, RICs e CTs, clique aqui.

Logo do Site bg header