< voltar para a home

08 de novembro de 2021

Palestra: Transformação digital, ecossistemas de inovação e o futuro

Palestrante: Silvio Romero de Lemos Meira
Data: 08 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Silvio Meira é Engenheiro Eletrônico pelo ITA (1977), mestre em Informática pela UFPE (1981) e PHD em computação pela University of Kent at Canterbury, UK (1985). Meira é professor Extraordinário da Cesar.School, Professor Emérito do CENTRO DE INFORMÁTICA da CIN.UFPE.br, RECIFE, um dos fundadores da Digital Strategy Company -TDS.company- e do PORTO DIGITAL, onde preside o conselho de administração. É membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e TEMPEST e dos comitês de inovação da ANIMA, YPÊ e DPSP. Trabalha com estratégia, transformação digital, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação. É professor titular aposentado do CIN. Fundou, em 1996, e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. Foi fellow e faculty associate do berkman klein center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017. Autor de mais de trezentos artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto, é autor de NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREENDEDOR NO BRASIL (2013) e O QUE É ESTRATÉGIA? (2021). Meira supervisionou 150 teses e dissertações de PhD e MSc. Em 2007, a revista época o elegeu um dos 100 brasileiros mais influentes. Em 2011 foi escolhido por oGlobo como personalidade do ano da economia brasileira. Em 2013, a revista galileu o escolheu um dos 100 brasileiros mais influentes na web. Em 2021, recebeu o prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação, SBC.org.br. Silvio Meira é fellow da rede ASHOKA e batuqueiro de MARACATU.

10 de novembro de 2021

Palestra: Equity in Transportation: past perspectives and new horizons

Palestrante: Karen Lucas 
Data: 10 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online 

Resumo do palestrante: Professor of Human Geography and Research Director at the School of Environment, Education and Development at The University of Manchester and leads the Manchester Urban Institute’s theme on Transport and Mobilities. Karen is a world-leading expert on transport and social justice in the Global North and South. She leads the International Network for Transport and Accessibility in Low Income Communities (INTALInC), which is a global network of academics, policymakers, NGOs and frontline agencies to promote transport justice in Global South cities. She also researches issues of energy poverty and environmental and climate justice in the UK context, currently leading the High-End Energy Consumers project for the Centre for Research of Energy Demand Systems (CREDS), which is funded by UK Research and Innovation.

For further information, click HERE.

Painel de Debates

Tema: Mulheres na Ciência: Evolução e Perspectivas

Data: 10 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Alice Rangel de Paiva Abreu,
Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo da palestrante: Professora Emérita da UFRJ, Alice Abreu é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), e Mestre em Sociologia pela London School of Economics da Universidade de Londres (1971). Sua carreira acadêmica esteve toda vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde se aposentou como Professora Titular. Além das suas atividades docentes e de pesquisa, vinculadas ao tema de gênero e trabalho, foi coordenadora da Pós-Graduação, Chefe de Departamento de Sociologia, e representou o departamento nos mais altos conselhos do Instituto e da Universidade. Secretária Executiva da ANPOCS nos anos 80, teve importante participação na recriação da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Presidente da área de Sociologia na CAPES de 1993 a 1997. Ocupou outros cargos no Brasil e no exterior: Vice-Presidente do CNPq, Diretora do Escritório de Educação e Ciência e Tecnologia da OEA (Organização dos Estados Americanos), foi Diretora do Escritório Regional da América Latina e Caribe do ICSU (atual International Science Council). Foi também Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho. Com ativa participação na ISA (International Sociological Association), onde foi presidente do RC30 Sociologia do Trabalho por dois mandatos nos anos 90 e foi eleita por dois mandatos para seu Conselho Executivo, de 2002 a 2010. Desde 2014 é a vice-presidente do RC23 Sociologia da Ciência e Tecnologia. Mais recentemente, Alice Abreu foi a diretora do GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a igualdade de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia, de 2015 a 2017.  Atualmente segue ativa na área de políticas de igualdade em ciência e tecnologia, como membro de distintos comitês. A Profa. Alice Abreu recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (Comendador) em 2001; a Palmes Académiques (Officier), do Ministère de la Jeunesse, de l’Éducation Nationale et de la Recherche da França em 2003; o Prêmio Florestan Fernandes de Sociologia em 2009 e o Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci de Sociologia em 2013. Em fevereiro de 2020 recebeu a Menção Honrosa da primeira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jéssica de Lima Schwinn,
Supply Management Specialist of John Deere Brasil

Resumo da palestrante:

Liedi Légi Bariani Bernucci,
Diretora e professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Resumo da palestrante: Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Geotécnica e Doutora e Livre-Docente em Engenharia de Transportes. Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1986, Professora Titular desde 2006. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por 7 anos, Vice-Diretora da POLI-USP de 2014-2018, e em 2018 foi eleita a primeira Diretora mulher após 124 anos de existência da POLI-USP. É membro do Conselho Universitário da USP, membro do Conselho Superior da FAPESP, membro do Conselho de Administração do IPT-SP, membro da Agencia USP Inovação, membro da Academia Nacional de Engenharia.

Marcia Cristina Bernardes Barbosa,
Professora titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo da palestrante: Possui graduação graduação (1981), mestrado l (1984) e doutorado (1988) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS) e atua como professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero pelo que ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. É diretora da Academia Brasileira de Ciências.

12 de novembro de 2021

WORKSHOP PTV GROUP

Tema: Como incorporar estudos de segurança viária ao planejamento estratégico de transportes

Palestrante: Luisa Moura Chaves 
Data: 12 de novembro de 2021
Horário: 9h30
Local: Transmissão online

Resumo do palestrante: Engenheira Civil com dupla formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, programa POLI-FAU. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PTV Brasil / Mercosur.

Linkedin 

Painel de Debates 

Tema: Receitas Extra Tarifárias de Externalidades Subsidiando o Custo do Transporte Coletivo

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Rômulo Dante Orrico Filho
Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Resumo do palestrante:

Resumo do palestrante: Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Urbanismo et Planejamento Territorial pela Universidade de Paris. É professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, operação e economia de redes de transportes público.

Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar. Tem foco de pesquisas na concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo e ao desenvolvimento e no financiamento da mobilidade urbana.

Dentre os recentes projetos que coordenou incluem-se:

  • Plano estratégico de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região metropolitana do Rio de Janeiro. PDUI. Segmento Mobilidade. 2105-2017.
  • Concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo. CNPq 2017-2021.
  • Pesquisa Nacional de Tráfego. Desenvolvimento de uma metodologia modelo matemático para estimar o tráfego diário médio anual da rede rodoviária federal. DNIT. 2016-2021.
  • Desenvolvimento de metodologia para concepção e dimensionamento de Centros de Integração Logística (CIL). Ministério dos Transportes 2015-2016
  • Redes de transporte público urbano: um roteiro metodológico para sua concepção. CNPq. 2009-2013.
  • Elaboração dos Termos de Referência para a licitação do Metrô de Salvador da Bahia. Governo do Estado da Bahia. 2011-2012.
  • Mobilidade urbana sustentável: questões futuras. MMA/PNUD. 2012.

Magdala Satt Arioli
Consultora em Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

Resumo do palestrante: Consultora Sênior de Mobilidade Urbana e Clima. Atua há mais de 10 anos com mobilidade urbana e mudanças climáticas, promovendo e construindo estratégias e ações alinhadas com a meta climática estipulada no Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou em projetos para WRI Brasil, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Frente Nacional de Prefeitos, ClimateActionImplementationFacility e Clean Air Asia. Graduada com menção honrosa em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma

Luis Antonio Lindau
Diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Resumo do palestrante: O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é o diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe executiva do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do programa de Cidades do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde, desde meados da década de 1980 até 2015 ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes técnicas locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do TransportationResearch Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, abordando temas como transporte urbano, segurança viária e sustentatbilidade do transporte.

Palestra: Automated safety analysis using computer vision techniques

Palestrante: Tarek Sayed
Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Dr. Sayed is a distinguished professor and a Tier 1 Canada Research Chair of Transportation Safety and Advanced Mobility at UBC. He is a Fellow of the Engineering Institute of Canada, the Canadian Academy of Engineering and the Canadian Society for Civil Engineering. He has more than 350 publications and has supervised 85 Masters and PhD students. Dr. Sayed’s research on improving traffic safety analysis and evaluation is helping to reshape how road safety problems are identified and evaluated. His work on proactive road safety management has received wide recognition and is being applied in several countries worldwide

WS Prata da Casa

Palestra 1: Análise do ciclo de vida de infraestrutura de transportes

Palestrantes: Marcelino Aurélio Vieira da Silva (COPPE/PET)
Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Professor do Programa de Engenharia de Transportes/ Coppe/UFRJ.


Palestra 2: Caracterização de misturas asfálticas recicladas a frio com emulsão e seu comportamento como base de pavimentos asfálticos

Palestrante: João Paulo Costa Meneses (USP/Poli)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Civil (UFES) e finalizando doutorado em Engenharia de Transportes (USP). Atualmente, desenvolve pesquisa em misturas asfálticas recicladas a frio.

WS Prata da Casa

Palestra 3: Modificação híbrida de ligantes asfálticos com polietileno de baixa densidade reciclado e borracha moída de pneu: uma alternativa ecológica para resíduos poliméricos

Palestrante: Gabriel Macêdo Duarte (USP/EESC)
Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas, com período sanduíche no Florida Instituteof Technology. Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.


Palestra 4: Misturas asfálticas 100% RAP: recuperação do ligante e critérios de dosagens de agentes rejuvenescedores com foco na fadiga

Palestrante: Pedro Orlando Borges de Almeida Júnior (UFSM)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Doutorando em Engenharia Civil na UFSM, atuando em pesquisas nas áreas de ligantes e misturas asfálticas, com enfoque em reciclagem à quente.


Palestra 5: Utilização do Rejeito da Mineração para Produção de Misturas Asfálticas Coloridas

Palestrante: Thalita Maria Ramos Porto de Moraes (UFCG)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheira civil (2015), formada pela Universidade federal de Campina Grande - UFCG. Mestre (2018) e Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (Ppgeca - UFCG). Professora universitária do curso de engenharia civil da Faculdade Santa Maria - FSM.

16 de novembro de 2021

Palestra: Urban Freight Management and Policy: State of the Art and Practice

Palestrante: José Holguín-Veras 
Data: 16 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online 

Resumo do palestrante: Dr. José Holguín-Veras, is the William H. Hart Professor and Director of the Volvo Research and Educational Foundations Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems, and the Center for Infrastructure, Transportation, and the Environment at Rensselaer Polytechnic Institute. He is the recipient of numerous awards, including the 2013 White House’s Transportation Champion of Change Award, the 1996 Milton Pikarsky Memorial Award, a finalist of INFORMS’ 2017 Edelman Award, and the 2001 National Science Foundation’s CAREER Award. According to Google Scholar, he is the most widely published and cited freight researcher in the world. His research interests are in the areas of freight transportation modeling and economics, and humanitarian logistics.

As a member of the Board of the New York State Thruway Authority—the only researcher in the board’s history—he oversaw toll policy and the replacement of the $5 billion Tappan Zee Bridge, one of the largest construction projects in the US. His contributions also cover disaster response; as a member of the National Academy of Sciences’ Disaster Research Roundtable, he advised the federal government in disaster response. He was one of the few researchers appointed as members of USDOT’s National Freight Advisory Committee, and the TRB Review Committee for the Truck Size and Weight study requested by Congress.

His leadership positions have included: President of the Pan-American Society of Transportation Research; member of the Scientific Committee of the World Conference of Transport Research, Elected Member of the Council for the Association for European Transport, member of technical committees at numerous professional organizations, and member of the editorial boards of the leading journals. He received his Ph.D. from The University of Texas at Austin in 1996; a M.Sc. from the Universidad Central de Venezuela in 1984; and a B.Sc. from the Universidad Autónoma de Santo Domingo en 1982.

18 de novembro de 2021

Seminário: O Futuro do ensino na Engenharia (Parte 1)

Tema: Os Desafios da Reforma Curricular
Palestrantes: Edilberto Strauss
Data: 18 de novembro de 2021
Hora: 09h
Local: Transmissão Online

Edilberto Strauss
Professor e Diretor Adjunto de Ensino e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ
Ph.D. pelo Imperial Collegeof London;

Resumo do palestrante: M.Sc pela PUC-Rio; Engenheiro Mecânico pelo CEFET-RJ; Diretor Adjunto de Ensino e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ; Membro do Conselho de Extensão Universitária da UFRJ; Coordenador de Pós-graduação nas áreas de Engenharia de Computação, Inteligência de Negócio, Engenharia Dados e Análise de Dados. Professor nas áreas de algoritmos, estrutura de dados, processamento de imagem, modelagem computacional e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).

Contato:
Linkedin

Seminário: O Futuro do ensino na Engenharia (Parte 2)

Tema: Práticas Inovadoras de Ensino na Engenharia
Palestrante: Antônio Carlos Seabra
Data: 18 de novembro de 2021
Hora: 10:30h 
Local: Transmissão Online

Antônio Carlos Seabra
Professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP

Resumo do palestrante: Engenheiro (1984), Mestre (1989) e Doutor (1997), todos pela Escola Politécnica da USP, Brasil, na área de Engenharia Elétrica. Realizou o ensino básico, o ensino médio e o ensino profissionalizante em escolas públicas. Técnico Eletrônico (1979) pela Escola Técnica Lauro Gomes, S.B. do Campo. É professor da Escola Politécnica da USP há mais de 25 anos, exercendo o cargo de Professor Titular em regime de dedicação integral junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e o cargo de Presidente da Comissão de Graduação da EPUSP (2020-2022). Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, tendo sido Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos de 2014 a 2017. Foi coordenador do Ciclo Básico de Graduação (2 primeiros anos dos cursos de graduação) da Escola Politécnica da USP nos anos de 2012-2013. É consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para projetos de Pesquisa Inovativa na Pequena e Média Empresa (PIPE) e do CNPq. Coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de micro e nanofabricação, nanossensores e instrumentação eletrônica, especialmente em monitoramento de qualidade da água. Coordena e participa também de projetos de pesquisa e aprimoramento da educação em engenharia. Atua como consultor junto a empresas do setor e junto a escolas técnicas profissionalizantes. Foi presidente (2009-2010) do Capítulo de Circuitos e Sistemas para a região Sul-Brasil do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE-CAS) . Desenvolveu a parte experimental do trabalho de doutorado no InteruniversityMicroelectronics Center (IMEC) na Bélgica entre 1991 e 1993, considerado o maior centro independente de microeletrônica da Europa. É autor de mais de cem publicações científicas, 5 livros, 2 traduções e mais de 200 vídeos voltados ao ensino em eletrônica.

Contato:
Linkedin

Seminário: O Futuro do ensino na Engenharia (Parte 2)

Tema: Práticas Inovadoras de Ensino na Engenharia
Palestrantes: Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Data: 18 de novembro de 2021
Hora: 10:30h 
Local: Transmissão Online

Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já frequentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Engenharia de Transportes. Também nesta Escola de Engenharia, em que é hoje Professor Titular, construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP, realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-diretor, coordenador de pós-graduação, diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. Foi ainda vice-prefeito do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, sem no entanto deixar de atuar como docente e pesquisador da EESC, onde exerce atualmente a função de presidente da Comissão de Pesquisa.

Contato:
Linkedin 

Painel de Debates

Tema: Mulheres na Ciência: Evolução e Perspectivas

Data: 10 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Alice Rangel de Paiva Abreu,
Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo da palestrante: Professora Emérita da UFRJ, Alice Abreu é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), e Mestre em Sociologia pela London School of Economics da Universidade de Londres (1971). Sua carreira acadêmica esteve toda vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde se aposentou como Professora Titular. Além das suas atividades docentes e de pesquisa, vinculadas ao tema de gênero e trabalho, foi coordenadora da Pós-Graduação, Chefe de Departamento de Sociologia, e representou o departamento nos mais altos conselhos do Instituto e da Universidade. Secretária Executiva da ANPOCS nos anos 80, teve importante participação na recriação da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Presidente da área de Sociologia na CAPES de 1993 a 1997. Ocupou outros cargos no Brasil e no exterior: Vice-Presidente do CNPq, Diretora do Escritório de Educação e Ciência e Tecnologia da OEA (Organização dos Estados Americanos), foi Diretora do Escritório Regional da América Latina e Caribe do ICSU (atual International Science Council). Foi também Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho. Com ativa participação na ISA (International Sociological Association), onde foi presidente do RC30 Sociologia do Trabalho por dois mandatos nos anos 90 e foi eleita por dois mandatos para seu Conselho Executivo, de 2002 a 2010. Desde 2014 é a vice-presidente do RC23 Sociologia da Ciência e Tecnologia. Mais recentemente, Alice Abreu foi a diretora do GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a igualdade de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia, de 2015 a 2017.  Atualmente segue ativa na área de políticas de igualdade em ciência e tecnologia, como membro de distintos comitês. A Profa. Alice Abreu recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (Comendador) em 2001; a Palmes Académiques (Officier), do Ministère de la Jeunesse, de l’Éducation Nationale et de la Recherche da França em 2003; o Prêmio Florestan Fernandes de Sociologia em 2009 e o Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci de Sociologia em 2013. Em fevereiro de 2020 recebeu a Menção Honrosa da primeira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jéssica de Lima Schwinn,
Supply Management Specialist of John Deere Brasil

Resumo da palestrante:

Liedi Légi Bariani Bernucci,
Diretora e professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Resumo da palestrante: Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Geotécnica e Doutora e Livre-Docente em Engenharia de Transportes. Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1986, Professora Titular desde 2006. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por 7 anos, Vice-Diretora da POLI-USP de 2014-2018, e em 2018 foi eleita a primeira Diretora mulher após 124 anos de existência da POLI-USP. É membro do Conselho Universitário da USP, membro do Conselho Superior da FAPESP, membro do Conselho de Administração do IPT-SP, membro da Agencia USP Inovação, membro da Academia Nacional de Engenharia.

Marcia Cristina Bernardes Barbosa,
Professora titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo da palestrante: Possui graduação graduação (1981), mestrado l (1984) e doutorado (1988) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS) e atua como professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero pelo que ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. É diretora da Academia Brasileira de Ciências.

22 10 ANPET35 noticia painel de debatePainel de Debates 

Tema: Receitas Extra Tarifárias de Externalidades Subsidiando o Custo do Transporte Coletivo

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Rômulo Dante Orrico Filho
Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Resumo do palestrante:

Resumo do palestrante: Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Urbanismo et Planejamento Territorial pela Universidade de Paris. É professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, operação e economia de redes de transportes público.

Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar. Tem foco de pesquisas na concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo e ao desenvolvimento e no financiamento da mobilidade urbana.

Dentre os recentes projetos que coordenou incluem-se:

  • Plano estratégico de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região metropolitana do Rio de Janeiro. PDUI. Segmento Mobilidade. 2105-2017.
  • Concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo. CNPq 2017-2021.
  • Pesquisa Nacional de Tráfego. Desenvolvimento de uma metodologia modelo matemático para estimar o tráfego diário médio anual da rede rodoviária federal. DNIT. 2016-2021.
  • Desenvolvimento de metodologia para concepção e dimensionamento de Centros de Integração Logística (CIL). Ministério dos Transportes 2015-2016
  • Redes de transporte público urbano: um roteiro metodológico para sua concepção. CNPq. 2009-2013.
  • Elaboração dos Termos de Referência para a licitação do Metrô de Salvador da Bahia. Governo do Estado da Bahia. 2011-2012.
  • Mobilidade urbana sustentável: questões futuras. MMA/PNUD. 2012.

Magdala Satt Arioli
Consultora em Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

Resumo do palestrante: Consultora Sênior de Mobilidade Urbana e Clima. Atua há mais de 10 anos com mobilidade urbana e mudanças climáticas, promovendo e construindo estratégias e ações alinhadas com a meta climática estipulada no Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou em projetos para WRI Brasil, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Frente Nacional de Prefeitos, ClimateActionImplementationFacility e Clean Air Asia. Graduada com menção honrosa em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma

Luis Antonio Lindau
Diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Resumo do palestrante: O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é o diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe executiva do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do programa de Cidades do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde, desde meados da década de 1980 até 2015 ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes técnicas locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do TransportationResearch Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, abordando temas como transporte urbano, segurança viária e sustentatbilidade do transporte.

19 10 ANPET35 noticia prata da casaWS Prata da Casa

Palestra 3: Modificação híbrida de ligantes asfálticos com polietileno de baixa densidade reciclado e borracha moída de pneu: uma alternativa ecológica para resíduos poliméricos

Palestrante: Gabriel Macêdo Duarte (USP/EESC)
Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas, com período sanduíche no Florida Instituteof Technology. Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.


Palestra 4: Misturas asfálticas 100% RAP: recuperação do ligante e critérios de dosagens de agentes rejuvenescedores com foco na fadiga

Palestrante: Pedro Orlando Borges de Almeida Júnior (UFSM)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Doutorando em Engenharia Civil na UFSM, atuando em pesquisas nas áreas de ligantes e misturas asfálticas, com enfoque em reciclagem à quente.


Palestra 5: Utilização do Rejeito da Mineração para Produção de Misturas Asfálticas Coloridas

Palestrante: Thalita Maria Ramos Porto de Moraes (UFCG)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheira civil (2015), formada pela Universidade federal de Campina Grande - UFCG. Mestre (2018) e Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (Ppgeca - UFCG). Professora universitária do curso de engenharia civil da Faculdade Santa Maria - FSM.

19 10 ANPET35 noticia prata da casaWS Prata da Casa

Palestra 1: Análise do ciclo de vida de infraestrutura de transportes

Palestrantes: Marcelino Aurélio Vieira da Silva (COPPE/PET)
Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Professor do Programa de Engenharia de Transportes/ Coppe/UFRJ.


Palestra 2: Caracterização de misturas asfálticas recicladas a frio com emulsão e seu comportamento como base de pavimentos asfálticos

Palestrante: João Paulo Costa Meneses (USP/Poli)

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 14:00h
Local: Transmissão Online

Resumo do palestrante: Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Civil (UFES) e finalizando doutorado em Engenharia de Transportes (USP). Atualmente, desenvolve pesquisa em misturas asfálticas recicladas a frio.

15 10 ANPET35 noticia

Seminário: O Futuro do ensino na Engenharia (Parte 1)

Tema: Os Desafios da Reforma Curricular
Palestrantes: Edilberto Strauss
Data: 18 de novembro de 2021
Hora: 09h
Local: Transmissão Online

Edilberto Strauss
Professor e Diretor Adjunto de Ensino e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ
Ph.D. pelo Imperial Collegeof London;

Resumo do palestrante: M.Sc pela PUC-Rio; Engenheiro Mecânico pelo CEFET-RJ; Diretor Adjunto de Ensino e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ; Membro do Conselho de Extensão Universitária da UFRJ; Coordenador de Pós-graduação nas áreas de Engenharia de Computação, Inteligência de Negócio, Engenharia Dados e Análise de Dados. Professor nas áreas de algoritmos, estrutura de dados, processamento de imagem, modelagem computacional e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).

Contato:
Linkedin

Logo do Site bg header