< voltar para a home
Logo do Site bg header

Notícias

Prata da casa

Título: Perspectivas e exemplo de aplicação de dosagem balanceada de misturas asfálticas
Palestrante: Marcos Lamha Rocha – COPPE/UFRJ - Doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou a sua graduação.

Título: Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina, qual o papel da IA na mecânica dos pavimentos?
Palestrante: Carlos David Rodrigues Melo – UFC - Engenheiro civil, mestre em análise de estruturas e doutorando em engenharia de transportes. Desde 2017 é professor da Universidade Federal do Ceará. Foi visiting scholar na New York University (ago-out/2022). Sua pesquisa foca no desenvolvimento de ensaios virtuais para misturas asfálticas e na interface da inteligência artificial com a mecânica computacional.

Título: Rumo a 10 anos do Programa PETER-LAPAV: RDT auxiliando na formação de engenheiros rodoviários
Palestrantes: Bethania Correa e Henrique Grimm – UFRGS 
Bethania Engenheira Civil e mestra pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolveu o mestrado com foco em materiais geotécnicos e de pavimentação, com ênfase no estudo de misturas asfálticas recicladas com adição de RAP. Atualmente é doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve pesquisas na área de pavimentação com ênfase em misturas asfálticas, fresado e ligantes asfálticos.

Henrique Grimm é engenheiro civil e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com intercâmbio na University of British Columbia fomentado pelo CNPq. Nos últimos anos, tem se especializado em data mining e data analytics com uso de ferramentas computacionais e algoritmos em Python. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Pavimentação (LAPAV/UFRGS), onde atua como coordenador de projetos e cientista de dados.

Título: Asfalto-borracha de quarta geração
Palestrante: Márcio Muniz de Farias – UNB - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), doutorado na University of Wales at Swansea, UK (1993), pós-doutorado no Nagoya Institute of Technology-NIT, Japão (1998) e Especialidade em Projeto Rodoviário pela JICA, Japão (2000). É professor da Universidade de Brasília desde 1986, pesquisador nível PQ-1A do CNPq, membro do comitê editorial científico da revista nacional Pavimentação (ABPv-Brasil) e das internacionais Road Materials and Pavement Design-RMPD (Elsevier) e Underground Space (Taylor & Francis), foi membro dos comitês da revista binacional Geotecnia (Brasil/Portugal) até 2013 e da Soils and Foundations (Japanese Geotechnical Society) entre 2013 e 2015. Tem experiência nas áreas Geotecnia e Pavimentação, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentação, análise numérica e modelos constitutivos. Orientou 28 teses de doutorado, 41 dissertações de mestrado e vários trabalhos projetos de iniciação científica e de graduação. Publicou mais de 300 trabalhos científicos. Recebeu oito prêmios científicos e proferiu várias palestras e keynote lectures em eventos internacionais. Coordena diversos projetos com financiamento institucional da CAPES, CNPq e FAPDF. Tem atuador como consultor das agências nacionais de fomento à pesquisa, é membro do Conselho Superior da FAPDF e foi membro do Comitê Assessor de Engenharias do CNPq e do Comitê de Avaliação de Pós-graduação em Engenharias I da CAPES. Atualmente é Professor Titular e Diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.