< voltar para a home

08 de novembro de 2022

Palestra Magna: Teletrabalho no pós-pandemia. Efeitos sobre a mobilidade urbana e a organização das cidades.

Palestrante: João de Abreu e Silva
Data: 08/11/2022
Horário: 19:00h

Resumo do Palestrante: João de Abreu e Silva é engenheiro Civil e Professor Associado com Agregação em Planeamento, Urbanismo e Ambiente, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do IST, Universidade de Lisboa. Possui uma vasta experiência no domínio do planeamento e modelação das decisões de mobilidade, procura de sistemas de transportes e das suas interacções com os usos do solo e forma urbana. É autor de mais de 150 publicações, das quais mais de 60 indexadas no JCR e SCOPUS. Tem tido uma forte actividade internacional, sendo membro de 2 Comités do Transportation Research Board (AEP30 – Traveler Behavior and Values, AMS50 – Economic Development and Land Use) e Presidente da World Society for Transport and Land Use Research. É editor da revista científica Journal of Transport and Land Use.

09 de novembro de 2022

Palestra: Characterization of asphalt materials required by the new MeDiNa design method. Managing Director and Sales Director of infraTest Prüftechnik GmbH (Germany)

Palestrante: Stefan Dräger
Data: 09/11/2022
Horário: 10:45h
Local: Sala 6

Resumo do Palestrante: Stefan Dräger nasceu em 29 de abril de 1976, em Ilmenau (East Germany). Formou-se em Geologia, na Technical University Bergakademie Freiberg, com a tese "Data Evaluation and determination of physical material data of nature rocks and natural cut stones of the Thurigian forest". Desde 2005 - Different stations in the supply of testing equipment for the civil engineering industry. 2005 a 2009 - Territory Sales„Matenco GmbH“ (Germany). 2009 a 2011 - Territory Sales Manager of APS GmbH / Wille Geotechnik (Germany). 2011 a 2016 - Senior Sales Manager infraTest Prüftechnik GmbH (Germany). 2016 a 2022 - Company officer with statuory authority and Sales Director infraTest Prüftechnik GmbH (Germany). Em 2022 - Managing Director and Sales Director of infraTest Prüftechnik GmbH (Germany).

Palestra: O método NEC para cálculo dos custos e da tarifa do transporte coletivo urbano por ônibus

Palestrante: Antônio Clóvis Pinto Ferraz (COCA)

Data: 09/11/2022
Horário: 10h45
Resumo :Apresentar um breve histórico dos métodos para cálculo dos custos e da tarifa do transporte coletivo urbano por ônibus no país; discorrer sobre alguns problemas existentes nos métodos GEIPOT e ANTP; colocar a sistemática de cálculo do método NEC.

10 de novembro de 2022

Seminário: A saúde e segurança dos motoristas e agentes de bordo do transporte coletivo no posto de trabalho

Palestrantes: Renato Guimarães Ribeiro e Guilherme de Castro Leiva - CEFET-MG
Data: 10/11/2022
Horário: 08:30h
Local: Sala 5

Resumo dos Palestrantes: Renato Ribeiro é engenheiro Civil com doutorado em engenharia de transportes com experiência profissional em política e operação de sistemas de mobilidade urbana. Atualmente é professor do Curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG e foi o coordenador deste projeto de P&D. Guilherme Leiva é Urbanista com doutorado em demografia com experiência profissional em planejamento urbano e mobilidade urbana. Também é professor do Curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG e foi o subcoordenador deste projeto de P&D.

Resumo do seminário: Um dos aspectos mais negligenciados quanto ao serviço de transporte público coletivo urbano por ônibus é a saúde e as condições de trabalho dos profissionais deste setor. Estudos preliminares identificaram inúmeras sequelas nesses profissionais, ocasionadas pelas condições do posto de trabalho no ônibus urbano. Dentro dessa perspectiva ao longo dos anos de 2020 e 2022, o CEFET-MG provocado pelo MPT, desenvolveu estudos técnicos, pesquisas e ensaios que buscaram identificar quais são os aspectos que se relacionam e configuram o atual veículo utilizado nos serviços de transporte coletivo brasileiro. Para tanto, foram analisados aspectos relacionados aos processos de concessão, regulação, gestão e operação do serviço de transporte público coletivo e a infraestrutura de vias e estações. Este Seminário apresenta os resultados desse estudo a partir de três núcleos (1) O impacto do ônibus urbano na Saúde do Motorista e Cobrador; (2) O impacto dos aspectos regulatórios do serviço de transporte público coletivo urbano na Saúde do Motorista e do Cobrador; (3) Os desafios da Mobilidade Urbana na Saúde do Motorista e Cobrador

Palestra: Por que Falar sobre Integridade Acadêmica?

Palestrante: Lilian Ribeiro de Rezende
Data: 09/11/2022
Horário: 08:30h
Local: Sala 8

Resumo do Palestrante: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (1999), doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado na Universidade de Nebraska - Lincoln (2018). É Professora Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), exercendo atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão junto ao curso de Engenharia Civil e ao Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON), sendo também responsável pelo funcionamento do Laboratório de Asfalto da UFG (LABASFALTO/UFG). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Infraestrutura de Transportes, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pavimentação, aproveitamento de resíduos industriais, solos tropicais, ensaios laboratoriais e ensaios de campo. Tem participado do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da UFG desde 2015, assumindo sua coordenação em 2021.

Workshop: Como macrossimular bicicletas no PTV Visum

Palestrante: Luisa de Moura Chaves -  Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios
Data: 10/11/2022
Horário: 10:45h
Local: Sala 1

Resumo do Palestrante: Engenheira Civil com dupla formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, programa POLI-FAU. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PTV Brasil / Mercosur.

Resumo da atividade: Nesse workshop, serão apresentados os conceitos de macrossimulação de bicicletas utilizando o software PTV Visum, desde a construção da rede ciclo viária até a alocação do tráfego de bicicletas.

11 de novembro de 2022

Workshop: Equidade no Transporte Urbano de Carga

Palestrante: Leise Kelli de Oliveira - UFMG/UFPE
Data: 11/11/2022
Horário: 10:30h
Local: Sala 5

Resumo do Workshop: O workshop pretende discutir a inclusão do conceito de equidade no planejamento do transporte urbano de carga com os especialistas da comunidade ANPET.

Prata da Casa

Data: 11/11/2022
Horário: 8:30h

Título: Perspectivas e exemplo de aplicação de dosagem balanceada de misturas asfálticas
Palestrante: Marcos Lamha Rocha – COPPE/UFRJ - Doutorando do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou a sua graduação.

Título: Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina, qual o papel da IA na mecânica dos pavimentos?
Palestrante: Carlos David Rodrigues Melo – UFC - Engenheiro civil, mestre em análise de estruturas e doutorando em engenharia de transportes. Desde 2017 é professor da Universidade Federal do Ceará. Foi visiting scholar na New York University (ago-out/2022). Sua pesquisa foca no desenvolvimento de ensaios virtuais para misturas asfálticas e na interface da inteligência artificial com a mecânica computacional.

Título: Rumo a 10 anos do Programa PETER-LAPAV: RDT auxiliando na formação de engenheiros rodoviários
Palestrantes: Bethania Correa e Henrique Grimm – UFRGS 
Bethania Engenheira Civil e mestra pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolveu o mestrado com foco em materiais geotécnicos e de pavimentação, com ênfase no estudo de misturas asfálticas recicladas com adição de RAP. Atualmente é doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve pesquisas na área de pavimentação com ênfase em misturas asfálticas, fresado e ligantes asfálticos.

Henrique Grimm é engenheiro civil e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com intercâmbio na University of British Columbia fomentado pelo CNPq. Nos últimos anos, tem se especializado em data mining e data analytics com uso de ferramentas computacionais e algoritmos em Python. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Pavimentação (LAPAV/UFRGS), onde atua como coordenador de projetos e cientista de dados.

Título: Asfalto-borracha de quarta geração
Palestrante: Márcio Muniz de Farias – UNB - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), doutorado na University of Wales at Swansea, UK (1993), pós-doutorado no Nagoya Institute of Technology-NIT, Japão (1998) e Especialidade em Projeto Rodoviário pela JICA, Japão (2000). É professor da Universidade de Brasília desde 1986, pesquisador nível PQ-1A do CNPq, membro do comitê editorial científico da revista nacional Pavimentação (ABPv-Brasil) e das internacionais Road Materials and Pavement Design-RMPD (Elsevier) e Underground Space (Taylor & Francis), foi membro dos comitês da revista binacional Geotecnia (Brasil/Portugal) até 2013 e da Soils and Foundations (Japanese Geotechnical Society) entre 2013 e 2015. Tem experiência nas áreas Geotecnia e Pavimentação, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentação, análise numérica e modelos constitutivos. Orientou 28 teses de doutorado, 41 dissertações de mestrado e vários trabalhos projetos de iniciação científica e de graduação. Publicou mais de 300 trabalhos científicos. Recebeu oito prêmios científicos e proferiu várias palestras e keynote lectures em eventos internacionais. Coordena diversos projetos com financiamento institucional da CAPES, CNPq e FAPDF. Tem atuador como consultor das agências nacionais de fomento à pesquisa, é membro do Conselho Superior da FAPDF e foi membro do Comitê Assessor de Engenharias do CNPq e do Comitê de Avaliação de Pós-graduação em Engenharias I da CAPES. Atualmente é Professor Titular e Diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.

Palestra: O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)

Palestrante: Marcela Tetzner Laiz
Data: 11/11/2022
Horário: 08h30
Local: Sala 8

Resumo do Palestrante: Coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão e Controle na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA). Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Economia e Finanças. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Responsável pela revisão e condução do PNATRANS.

Painel: Painel de Ensinos & Aprendizagem

Mediador: Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Data:
 11/11/2022
Horário: 08:30h
Local: Ouro

 08:30 - 10:15  Christine Tessele Nodari - Professora do Laboratório de Sistemas de Transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– LASTRAN/UFRGS
Palestra: O uso de RUBRICAS de avaliação para acompanhamento do desenvolvimento de competências
Carlos Alberto Prado da Silva Junior - Professor Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina –UEL
Palestra: Índice de estilos de aprendizagem e mapas conceituais para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em temas de engenharia de transportes
 10:30 - 12:15  Daniel Sergio Presta García - Professor do Laboratório de Sistemas de Transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – LASTRAN/UFRGS
Palestra: Projeto PONTO DE PARTIDA: desde 2016 desafiando os alunos por meio deAprendizado Baseado em Problemas
Hugo Tourinho Filho - Professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP/USP
Palestra: Gamificação e Ensino: o erro como ferramenta de aprendizado

 

Mini curso: Economia do Transporte Aéreo no Contexto Pós-Pandemia

Palestrante: Alessandro Vinícius Marques de Oliveira - ITA
Data: 11/11/2022
Horário: 10:30h
Local: Sala 7

Resumo do Palestrante: Professor Associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Economista (USP, 1994), Mestrado em Transporte Aéreo (ITA, 2000), Livre-Docente em Gestão de Marketing (EACH/USP, 2008) e PhD em Economia (University of Warwick, Inglaterra, 2004). Coordenador do NECTAR - Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do ITA.

Resumo do mini curso: Economia do Transporte Aéreo no Contexto Pós-Pandemia: Aspectos econômicos do setor de aviação comercial e desdobramentos de longo prazo da crise da pandemia da COVID-19. Demanda por viagens aéreas e densidade de tráfego. Concorrência de companhias aéreas. Modelos de negócios. Preços de passagens aéreas, inflação e gerenciamento de receitas. Malha de companhias aéreas e
cobertura do território nacional. Impactos das privatizações de aeroportos.

Palestra: Os avanços na mobilidade sustentável e na 1a. década de ação pela segurança no trânsito em Fortaleza 

Palestrante: Luiz Alberto Sabóia 
Data: 11/11/2022
Horário: 10h45

Resumo do Palestrante: Luiz Alberto Sabóia é presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Até 2020, foi Secretário Executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Programa de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito da Prefeitura de Fortaleza, cargo que engloba, dentre outras, a política cicloviária e de caminhada, carros elétricos compartilhados e ações voltadas ao Transporte Público, além de atuar como líder técnico dos programas de Segurança Viária e Parceria por Cidades Saudáveis, com a Bloomberg Philanthropies, Vital Strategies e Organização Mundial de Saúde.
Anteriormente, trabalhou no setor privado e no setor público, especialmente na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará, onde ocupou o cargo de Diretor Executivo, atuando nas áreas de Energia Elétrica, Saneamento Básico e Transporte Rodoviário.
Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Tecnologia da Informação, é mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará e detém, dentre outros, cursos na área de Segurança Viária pela Johns Hopkins University, e de Economia Comportamental na Harvard Kennedy School. É professor vinculado ao Departamento de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza.

20 09 area interna marcelaPalestra: O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)

Palestrante: Marcela Tetzner Laiz
Data: 11/11/2022
Horário: 08h30
Local: Sala 8

Resumo do Palestrante: Coordenadora-Geral de Planejamento, Gestão e Controle na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA). Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Economia e Finanças. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Responsável pela revisão e condução do PNATRANS.