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26 04 anpet noticiaCarta aberta da ANPET:

A CAPES que todos queremos e que o Brasil precisa

A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) é uma instituição que há 35 anos atua como um fórum de discussão da pesquisa e ensino em transportes no Brasil. É formada por professores, pesquisadores e profissionais de órgãos e empresas da área de transportes, com reconhecida importância no setor e, principalmente, por instituições brasileiras de pesquisa e ensino, em sua maioria, com programas de pós-graduação na área de transportes. O sucesso desses programas na formação de professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros e o elevado nível alcançado pela engenharia de transportes no Brasil estão intrinsicamente associados ao apoio e ao direcionamento recebido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A CAPES, ao longo de sua história, tem exercido papel imprescindível na formação de pesquisadores no país assim como na estruturação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), que, além de original, é reconhecido e respeitado mundialmente. O Plano Nacional da Pós-Graduação 2010 - 2020, desenvolvido pela CAPES e, em continuidade aos planos e projetos anteriores, inovou ao colocar projetos e ações de  grande importância para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo das políticas de fixação de jovens doutores nas regiões mais carentes, contribuindo para a redução das assimetrias regionais; dos DINTERS e MINTERS que permitiram, em solidariedade nacional, a formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do país; do Pró-Equipamentos que possibilitou a criação de laboratórios de pesquisa multidisciplinares; da cooperação internacional que não apenas projeta a qualidade da pós-graduação e da pesquisa produzida no país em diálogo global colocando o país na 13a. posição (2013-2018) em publicações acadêmicas no mundo pela Web of Science, como alarga e fortalece os laços de cooperação entre centros de pesquisa e universidades na produção do conhecimento e da inovação; no fortalecimento da educação básica, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); na democratização e acesso dos jovens à educação superior através da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e no sistema de avaliação da Pós-Graduação, reconhecido internacionalmente, baseado no mérito e nas decisões dos pares, de forma transparente, através do Conselho Técnico-Científico (CTC).

A CAPES é um patrimônio do povo brasileiro e, a exemplo de outros organismos de fomento à pesquisa, deve ser defendida. A missão da CAPES impõe que o seu orçamento anual seja compatível com a sua importância para o país, o que torna urgente a sua recomposição para o ano de 2021. A missão da CAPES também demanda que seu corpo diretivo seja da mais alta qualificação acadêmica e científica, que seja capaz de fomentar a pesquisa na fronteira do conhecimento antecipando, inclusive, carências de pesquisa e do ensino no país, que seja capaz de manter e ampliar diálogos com parceiros nacionais e internacionais na qualificação, produção e disseminação do saber, desenvolvendo programas e projetos que fortaleçam e ampliem a pósgraduação e a pesquisa no país. 

Sendo assim, a ANPET manifesta preocupações quanto aos rumos recentes na condução da CAPES, sob cuja responsabilidade está parte importante do financiamento e avaliação do sistema de pós-graduação stricto sensu do país (com quase 300 mil alunos em mais de 6,6 mil cursos de mestrado e doutorado), defende a continuidade das ações construídas nas últimas décadas que se mostraram bem-sucedidas para a formação de recursos humano e o fortalecimento da pós-graduação no país e se junta às manifestações públicas e intenções de apoio à CAPES já expressas por outras associações e sociedades científicas.

Recife, 26 de abril de 2021.
Maria Leonor Alves Maia
Presidente da ANPET

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