Desde 1987, já foram realizados 31 encontros anuais de âmbito nacional, nos quais todos os pesquisadores, profissionais e especialistas em transportes têm oportunidade de participar da discussão de temas de grande interesse para a comunidade que trabalham no setor, contribuindo para a formação de recursos humanos no país, com a capacitação de técnicos em infraestrutura e serviços de transportes com qualidade para a sociedade e valorizando os aspectos ambientais. Esta é uma forma de contribuição concreta para a adoção de políticas públicas voltadas para a ideia-chave do transporte como fator de desenvolvimento, inclusão social e preservação dos recursos naturais, que se constitui um dos grandes desafios de nossa sociedade.
Tabela 1. Distribuição cronológica dos trabalhos aprovados.
Congresso
|
Ano
|
Local
|
Trabalhos aprovados
|
XXXII |
2018 |
Gramado |
Em breve |
XXXI |
2017 |
Recife |
412 |
XXX
|
2016
|
Rio de Janeiro
|
341
|
XXIX
|
2015
|
Ouro Preto
|
322
|
XXVIII
|
2014
|
Curitiba
|
285
|
XXVII
|
2013
|
Belém
|
297
|
XXVI
|
2012
|
Joinville
|
236
|
XXV |
2011
|
Belo Horizonte |
276
|
XXIV |
2010 |
Salvador |
219
|
XXIII |
2009 |
Vitória |
227
|
XXII |
2008 |
Fortaleza |
230
|
XXI |
2007 |
Rio de Janeiro |
213
|
XX |
2006 |
Brasília |
206
|
XIX
|
2005
|
Recife
|
243
|
XVIII
|
2004
|
Florianópolis
|
229
|
XVII |
2003 |
Rio de Janeiro |
190
|
XVI |
2002 |
Natal |
150
|
XV |
2001 |
Campinas |
149
|
XIV |
2000 |
Gramado |
150
|
XIII |
1999 |
São Carlos |
114
|
XII |
1998 |
Fortaleza |
111
|
XI |
1997 |
Rio de Janeiro |
118
|
X |
1996 |
Brasília |
110
|
IX |
1995 |
São Carlos |
116
|
VIII |
1994 |
Recife |
104
|
VII |
1993 |
São Paulo |
82
|
VI |
1992 |
Rio de Janeiro |
88
|
V |
1991 |
Belo Horizonte |
74 |
IV |
1990 |
Porto Alegre |
80 |
III |
1989 |
Salvador |
70
|
II |
1988 |
São Paulo |
50 |
I |
1987 |
Brasília |
39 |
Os congressos anuais da ANPET são realizados no mês de novembro, com duração estimada de uma semana, sendo a abertura usualmente realizada as 2ª feiras (18:00 h). Durante os três dias subsequentes de evento, uma programação da parte da manhã é rica e intensa e composta de mesas redondas, mini cursos, workshops, reuniões de grupos de pesquisa e palestras, que valorizam os problemas de transporte do local do evento e do Brasil, sem dispensar a valorosa contribuição de especialistas internacionais. Como é tradicional, a programação científica das tardes é composta por pelo menos 48 sessões técnicas (ST) nas áreas temáticas de: Infraestrutura, Logística, Gestão de Transportes, Tráfego Urbano e Rodoviário, Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes, Aspectos Econômicos Sociais Políticos e Ambientais do Transporte e Planejamento Territorial do Transporte.
Assuntos específicos de extrema importância para a área de Logística e Transporte de Carga, como Logística Urbana, Logística Sustentável, Logística Humanitária, Modelagem em Logística, Cadeias de Suprimento e Transportes e Tecnologia em Logística e Transporte de Carga devem ter destaque no evento.
No campo do Planejamento de Transportes, trabalhos considerando o impacto dos Polos Geradores de Viagens, Transporte Não Motorizado (uso de bicicleta e caminhada), o conceito de Transporte e Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade, Economia dos Transportes, Participação Social e Política de Transportes, Comportamento do Usuário e Aspetos Ambientais dos Transportes são muito bem vindos no campo dos debates acadêmicos e científicos, com muito espaço para discussões profícuas de aplicações específicas.
A área de infraestrutura de transportes considera a construção de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Estudos inovadores em pavimentação e novos matérias privilegiados neste ambiente de exploração científica e tecnológica.
Os transportes públicos e urbanos são tratados em abordagens que consideram o papel das Políticas Públicas, Regulamentação de Contratos, o Transporte e o Tráfego em Ambiente Urbano, questões e Financiamento dos Transportes. Por ser um tema de grande atualidade, espera-se participação de peso nos próximos eventos.
Todo um conjunto de trabalhos da área de Gestão é sempre apresentado, considerando as especificidades por modo (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), e quando cabível, a abordagem integrada – econômica, social e ambiental.
Destaque também é dado para a área de Engenharia de Tráfego, com temas específicos em Tráfego em Rodovias, Segurança Viária, Tráfego em Vias Urbanas e Polos Geradores de Viagem, estes dois últimos temas com interface com as áreas de Transporte Público Urbano e Planejamento de Transportes.
Estudos voltados para Processamento de Dados em Transportes, Análise Espacial de Dados e uso de Sistemas de Informações em Transportes terão participação crescente nos eventos da ANPET. Isso também ocorre para as discussões associadas ao Ensino em Transportes.
O Congresso na ANPET é uma oportunidade onde os pesquisadores podem submeter trabalhos na forma de artigos científicos, comunicações técnicas e projetos de dissertações e teses para compor os anais do evento (faça aqui o download das normas de formatação dos trabalhos).
Também são previstas a exposição de pôsteres, de forma a valorizar a participação de alunos de graduação e a realização de visitas técnicas.
Seguindo a tradição de premiações dos Congressos da ANPET, foi criado em 2014 o Prêmio ANPET de Produção Científica, buscando valorizar os melhores trabalhos apresentados nos anais do evento.
Em estreita parceria com a CNT, durante seus Congressos, a ANPET concede desde 1996 o Prêmio ITL/CNT de Produção Acadêmica aos 10 melhores trabalhos acadêmicos inscritos no Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes dando origem ao livro Transporte em Transformação, que homenageia o esforço de pesquisadores na busca por soluções tecnológicas, logísticas e de gestão para o setor, onde os aspectos socioambientais estão sempre presentes.