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Congresso anual

Desde 1987, já foram realizados 31 encontros anuais de âmbito nacional, nos quais todos os pesquisadores, profissionais e especialistas em transportes têm oportunidade de participar da discussão de temas de grande interesse para a comunidade que trabalham no setor, contribuindo para a formação de recursos humanos no país, com a capacitação de técnicos em infraestrutura e serviços de transportes com qualidade para a sociedade e valorizando os aspectos ambientais. Esta é uma forma de contribuição concreta para a adoção de políticas públicas voltadas para a ideia-chave do transporte como fator de desenvolvimento, inclusão social e preservação dos recursos naturais, que se constitui um dos grandes desafios de nossa sociedade.

Tabela 1. Distribuição cronológica dos trabalhos aprovados.

Congresso

Ano

Local

Trabalhos aprovados

38º 2024 Floripa SC Em breve  
37º 2023 Santos SP  335 
36º 2022 Fortaleza 284
35° 2021 100% digital 242 
34º 2020 100% digital 280
33º 2019 Balneário Camboriú 432

32º

2018

Gramado

389

XXXI 2017 Recife 412

XXX

2016

Rio de Janeiro

341

XXIX

2015

Ouro Preto

322

XXVIII

2014

Curitiba

285

XXVII

2013

Belém

297

XXVI

2012

Joinville

236

XXV

2011

Belo Horizonte

276

XXIV 2010 Salvador

219

XXIII 2009 Vitória

227

XXII 2008 Fortaleza

230

XXI 2007 Rio de Janeiro

213

XX 2006 Brasília

206

XIX

2005

Recife

243

XVIII

2004

Florianópolis

229

XVII 2003 Rio de Janeiro

190

XVI 2002 Natal

150

XV 2001 Campinas

149

XIV 2000 Gramado

150

XIII 1999 São Carlos

114

XII 1998 Fortaleza

111

XI 1997 Rio de Janeiro

118

X 1996 Brasília

110

IX 1995 São Carlos

116

VIII 1994 Recife

104

VII 1993 São Paulo

82

VI 1992 Rio de Janeiro

88

V 1991 Belo Horizonte 74
IV 1990 Porto Alegre 80
III 1989 Salvador

70

II 1988 São Paulo 50
I 1987 Brasília 39

 

Os congressos anuais da ANPET são realizados no mês de novembro, com duração estimada de uma semana, sendo a abertura usualmente realizada as 2ª feiras (18:00 h). Durante os três dias subsequentes de evento, uma programação da parte da manhã é rica e intensa e composta de mesas redondas, mini cursos, workshops, reuniões de grupos de pesquisa e palestras, que valorizam os problemas de transporte do local do evento e do Brasil, sem dispensar a valorosa contribuição de especialistas internacionais. Como é tradicional, a programação científica das tardes é composta por pelo menos 48 sessões técnicas (ST) nas áreas temáticas de: Infraestrutura, Logística, Gestão de Transportes, Tráfego Urbano e Rodoviário, Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes, Aspectos Econômicos Sociais Políticos e Ambientais do Transporte e Planejamento Territorial do Transporte.

Assuntos específicos de extrema importância para a área de Logística e Transporte de Carga, como Logística Urbana, Logística Sustentável, Logística Humanitária, Modelagem em Logística, Cadeias de Suprimento e Transportes e Tecnologia em Logística e Transporte de Carga devem ter destaque no evento.

No campo do Planejamento de Transportes, trabalhos considerando o impacto dos Polos Geradores de Viagens, Transporte Não Motorizado (uso de bicicleta e caminhada), o conceito de Transporte e Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade, Economia dos Transportes, Participação Social e Política de Transportes, Comportamento do Usuário e Aspetos Ambientais dos Transportes são muito bem vindos no campo dos debates acadêmicos e científicos, com muito espaço para discussões profícuas de aplicações específicas.

A área de infraestrutura de transportes considera a construção de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Estudos inovadores de novos materiais, utilizados em pavimentação, também são foco de estudo nesta área, apresentando um ambiente de exploração científica e tecnológica.

Os transportes públicos e urbanos são tratados em abordagens que consideram o papel das Políticas Públicas, Regulamentação de Contratos, o Transporte e o Tráfego em Ambiente Urbano, questões e Financiamento dos Transportes. Por ser um tema de grande atualidade, espera-se participação de peso nos próximos eventos.

Todo um conjunto de trabalhos da área de Gestão é sempre apresentado, considerando as especificidades por modo (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), e quando cabível, a abordagem integrada – econômica, social e ambiental.

Destaque também é dado para a área de Engenharia de Tráfego, com temas específicos em Tráfego em Rodovias, Segurança Viária, Tráfego em Vias Urbanas e Polos Geradores de Viagem, estes dois últimos temas com interface com as áreas de Transporte Público Urbano e Planejamento de Transportes.

Estudos voltados para Processamento de Dados em Transportes, Análise Espacial de Dados e uso de Sistemas de Informações em Transportes terão participação crescente nos eventos da ANPET. Isso também ocorre para as discussões associadas ao Ensino em Transportes.

O Congresso na ANPET é uma oportunidade onde os pesquisadores podem submeter trabalhos na forma de Artigos Científicos (AC), Comunicações Técnicas (CT), Relatórios de Teses e Dissertações (RT) e Relatórios de Iniciação Científica (RIC) para compor os anais do evento.

Também são previstas a exposição de pôsteres, de forma a valorizar a participação de alunos de graduação e a realização de visitas técnicas.

Seguindo a tradição de premiações dos Congressos da ANPET, foi criado em 2014 o Prêmio ANPET de Produção Científica, buscando valorizar os melhores trabalhos apresentados nos anais do evento.

O Prêmio ANPET de Produção Científica busca valorizar os melhores artigos científicos apresentados nos anais do evento. A ANPET premia até 14 melhores trabalhos acadêmicos, inscritos no Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Os trabalhos serão convidados para submissão na Revista Transportes, podendo ser publicados em seção especial, desde que sejam aceitos no processo de avaliação do periódico. Para entender melhor o processo de avaliação do Prêmio Anpet de Produção Científica, assista o vídeo a seguir: 

Renove ou faça aqui a sua associação na ANPET!

Na sua primeira edição, o Prêmio ANPET de Pesquisa em Desenvolvimento busca valorizar os trabalhos apresentados na sessão pôster: Relatórios de Iniciação Científica, Relatórios de Teses e Dissertação em andamento.

Os candidatos ao prêmio são trabalhos selecionados para apresentação nas sessões síncronas de pôster do congresso. Serão considerados critérios como: (1) relevância da pesquisa; (2) objetivo; (3) potencial da pesquisa e (4) contribuição.

35ANPETO Congresso ocorrerá no formato 100% virtual, nos dias 08, 10, 12, 16 e 18 de novembro de 2021. Durante os cinco dias de evento, a programação será intensa, composta de mesas redondas, minicursos, workshops, palestras e reuniões de grupos de pesquisa, que valorizam os problemas de transporte do Brasil, sem dispensar a importante contribuição de especialistas internacionais.


 Mais informações em: 35º ANPET.

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