Desde 1987, já foram realizados 31 encontros anuais de âmbito nacional, nos quais todos os pesquisadores, profissionais e especialistas em transportes têm oportunidade de participar da discussão de temas de grande interesse para a comunidade que trabalham no setor, contribuindo para a formação de recursos humanos no país, com a capacitação de técnicos em infraestrutura e serviços de transportes com qualidade para a sociedade e valorizando os aspectos ambientais. Esta é uma forma de contribuição concreta para a adoção de políticas públicas voltadas para a ideia-chave do transporte como fator de desenvolvimento, inclusão social e preservação dos recursos naturais, que se constitui um dos grandes desafios de nossa sociedade.
Tabela 1. Distribuição cronológica dos trabalhos aprovados.
Congresso |
Ano |
Local |
Trabalhos aprovados |
---|---|---|---|
36º | 2022 | Fortaleza | |
35° | 2021 | 100% digital | 242 |
34º | 2020 | 100% digital | 280 |
33º | 2019 | Balneário Camboriú | 432 |
2018 |
Gramado |
389 |
|
XXXI | 2017 | Recife | 412 |
2016 |
Rio de Janeiro |
341 |
|
2015 |
Ouro Preto |
322 |
|
XXVIII |
2014 |
Curitiba |
285 |
XXVII |
2013 |
Belém |
297 |
XXVI |
2012 |
Joinville |
236 |
XXV |
2011 |
Belo Horizonte |
276 |
XXIV | 2010 | Salvador |
219 |
XXIII | 2009 | Vitória |
227 |
XXII | 2008 | Fortaleza |
230 |
XXI | 2007 | Rio de Janeiro |
213 |
XX | 2006 | Brasília |
206 |
XIX |
2005 |
Recife |
243 |
XVIII |
2004 |
Florianópolis |
229 |
XVII | 2003 | Rio de Janeiro |
190 |
XVI | 2002 | Natal |
150 |
XV | 2001 | Campinas |
149 |
XIV | 2000 | Gramado |
150 |
XIII | 1999 | São Carlos |
114 |
XII | 1998 | Fortaleza |
111 |
XI | 1997 | Rio de Janeiro |
118 |
X | 1996 | Brasília |
110 |
IX | 1995 | São Carlos |
116 |
VIII | 1994 | Recife |
104 |
VII | 1993 | São Paulo |
82 |
VI | 1992 | Rio de Janeiro |
88 |
V | 1991 | Belo Horizonte | 74 |
IV | 1990 | Porto Alegre | 80 |
III | 1989 | Salvador |
70 |
II | 1988 | São Paulo | 50 |
I | 1987 | Brasília | 39 |
Os congressos anuais da ANPET são realizados no mês de novembro, com duração estimada de uma semana, sendo a abertura usualmente realizada as 2ª feiras (18:00 h). Durante os três dias subsequentes de evento, uma programação da parte da manhã é rica e intensa e composta de mesas redondas, mini cursos, workshops, reuniões de grupos de pesquisa e palestras, que valorizam os problemas de transporte do local do evento e do Brasil, sem dispensar a valorosa contribuição de especialistas internacionais. Como é tradicional, a programação científica das tardes é composta por pelo menos 48 sessões técnicas (ST) nas áreas temáticas de: Infraestrutura, Logística, Gestão de Transportes, Tráfego Urbano e Rodoviário, Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes, Aspectos Econômicos Sociais Políticos e Ambientais do Transporte e Planejamento Territorial do Transporte.
Assuntos específicos de extrema importância para a área de Logística e Transporte de Carga, como Logística Urbana, Logística Sustentável, Logística Humanitária, Modelagem em Logística, Cadeias de Suprimento e Transportes e Tecnologia em Logística e Transporte de Carga devem ter destaque no evento.
No campo do Planejamento de Transportes, trabalhos considerando o impacto dos Polos Geradores de Viagens, Transporte Não Motorizado (uso de bicicleta e caminhada), o conceito de Transporte e Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade, Economia dos Transportes, Participação Social e Política de Transportes, Comportamento do Usuário e Aspetos Ambientais dos Transportes são muito bem vindos no campo dos debates acadêmicos e científicos, com muito espaço para discussões profícuas de aplicações específicas.
A área de infraestrutura de transportes considera a construção de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Estudos inovadores de novos materiais, utilizados em pavimentação, também são foco de estudo nesta área, apresentando um ambiente de exploração científica e tecnológica.
Os transportes públicos e urbanos são tratados em abordagens que consideram o papel das Políticas Públicas, Regulamentação de Contratos, o Transporte e o Tráfego em Ambiente Urbano, questões e Financiamento dos Transportes. Por ser um tema de grande atualidade, espera-se participação de peso nos próximos eventos.
Todo um conjunto de trabalhos da área de Gestão é sempre apresentado, considerando as especificidades por modo (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), e quando cabível, a abordagem integrada – econômica, social e ambiental.
Destaque também é dado para a área de Engenharia de Tráfego, com temas específicos em Tráfego em Rodovias, Segurança Viária, Tráfego em Vias Urbanas e Polos Geradores de Viagem, estes dois últimos temas com interface com as áreas de Transporte Público Urbano e Planejamento de Transportes.
Estudos voltados para Processamento de Dados em Transportes, Análise Espacial de Dados e uso de Sistemas de Informações em Transportes terão participação crescente nos eventos da ANPET. Isso também ocorre para as discussões associadas ao Ensino em Transportes.
O Congresso na ANPET é uma oportunidade onde os pesquisadores podem submeter trabalhos na forma de Artigos Científicos (AC), Comunicações Técnicas (CT), Relatórios de Teses e Dissertações (RT) e Relatórios de Iniciação Científica (RIC) para compor os anais do evento.
Também são previstas a exposição de pôsteres, de forma a valorizar a participação de alunos de graduação e a realização de visitas técnicas.
Seguindo a tradição de premiações dos Congressos da ANPET, foi criado em 2014 o Prêmio ANPET de Produção Científica, buscando valorizar os melhores trabalhos apresentados nos anais do evento.
O Prêmio ANPET de Produção Científica busca valorizar os melhores artigos científicos apresentados nos anais do evento. A ANPET premia até 14 melhores trabalhos acadêmicos, inscritos no Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Os trabalhos serão convidados para submissão na Revista Transportes, podendo ser publicados em seção especial, desde que sejam aceitos no processo de avaliação do periódico. Para entender melhor o processo de avaliação do Prêmio Anpet de Produção Científica, assista o vídeo a seguir:
Na sua primeira edição, o Prêmio ANPET de Pesquisa em Desenvolvimento busca valorizar os trabalhos apresentados na sessão pôster: Relatórios de Iniciação Científica, Relatórios de Teses e Dissertação em andamento.
Os candidatos ao prêmio são trabalhos selecionados para apresentação nas sessões síncronas de pôster do congresso. Serão considerados critérios como: (1) relevância da pesquisa; (2) objetivo; (3) potencial da pesquisa e (4) contribuição.
O 32° ANPET, será realizado em Gramado - RS, de 04 a 07 de novembro de 2018, no Centro de Eventos FAURGS.
Durante os três dias de evento, a programação será intensa, composta de mesas redondas, minicursos, workshops, palestras e reuniões de grupos de pesquisa, que valorizam os problemas de transporte do local do evento e do Brasil, sem dispensar a importante contribuição de especialistas internacionais.
Mais informações em: www.anpet.org.br/32anpet
A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), realizara o XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXX ANPET) na cidade do Rio de Janeiro.
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O XXVIII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte - ocorreu de 24 a 28 de novembro de 2014, na cidade de Curitiba. Nesse encontro, os participantes tiveram não só a oportunidade de discutir temas ligados à área de transportes, mas também de vivenciar todo o encanto da paisagem e da cultura de uma das mais belas cidades da região amazônica.
A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizarão o XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXIX ANPET), entre os dias 09 e 13 de novembro de 2015 no Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Centro de Artes e Convenções da UFOP em Ouro Preto, MG. Este será um evento histórico, pois pela primeira vez em 29 anos de existência realizar-se-á um evento da ANPET na cidade histórica de Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade."
O XXVII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte - ocorreu de 04 a 08 de novembro de 2013, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Nesse encontro, os participantes tiveram não só a oportunidade de discutir temas ligados à área de transportes, mas também de vivenciar todo o encanto da paisagem e da cultura de uma das mais belas cidades da região amazônica.
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