25 10 33anpet publicacao CallOfPapers NoticiaIniciativa pioneira busca alternativas para a mobilidade urbana coletiva e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o transporte público com foco nas pessoas. 

O que é o coletivo

Promover o desenvolvimento da qualidade de vida e das pessoas por meio da evolução do transporte público coletivo, visando uma mobilidade mais eficiente, moderna e sustentável. Esse é o propósito do COLETIVO, o Programa de Inovação em Mobilidade Urbana criado para reinventar a forma como as pessoas se deslocam nascidades.

O evento de lançamento reuniu cerca de 200 participantes alinhados com o mesmo propósito de inovar no transporte coletivo, entre autoridades, operadores, empresários, pesquisadores de universidades e inovadores de todo o Brasil.

Hub de inovação

A iniciativa promoveu a criação de um “Hub” nacional de inovação — um espaço físico e virtual dedicado ao desenvolvimento de ideias, processos, produtos e serviços voltados para melhorar o sistema de transporte público. O Hub, que está sendo chamado de “Garagem Central”, está instalado em Brasília e tem como objetivo conectar os participantes, sejam desenvolvedores, startups, mentores ou parceiros, em torno do desenvolvimento das melhores ideias e projetos selecionados por meio de editais públicos, os “Desafios do COLETIVO”, por exemplo. Haverá ainda maratonas de desenvolvimento de soluções criativas em mobilidade, “Hackathon COLETIVO”, além de uma série de eventos e capacitações em inovação, empreendedorismo e mobilidade.

Ecossistema de inovação

As conexões entre participantes do COLETIVO, por sinal, são outro pilar fundamental do programa, que prevê a criação de uma rede de inovação em mobilidade urbana, um “ecossistema” que vai reunir os principais atores do universo da mobilidade e da inovação, de operadores a representantes do poder público, de startups a investidores, todos interagindo entre si. A ideia é articular e engajar todos os segmentos envolvidos no transporte coletivo com a comunidade de inovação para que, juntos, possam criar e viabilizar novas soluções para tornar o transporte público sustentável e eficiente. No processo de estruturação do COLETIVO da iniciativa foram mapeados 31 tipos de agentes relevantes para a mobilidade coletiva, e agora o papel do COLETIVO será conectá-los de forma a promover um ambiente fértil para a transformação da mobilidade urbana coletiva, por meio de soluções inovadoras, sejam elas de base tecnológica ou não, para melhorar a prestação do serviço de transporte público coletivo.

Inovação e o transporte público coletivo

A inovação passou a ser vista não apenas como uma aliada na recuperação das empresas, mas também da própria mobilidade urbana. E ela chega com o propósito de promover, em primeiro lugar, uma reflexão sobre a forma como as pessoas se relacionam com os modos de transporte. As cidades não vão suportar a mobilidade baseada em modos individuais, cujo aumento só intensifica o caos no trânsito, entre outros impactos negativos. Para manter a qualidade de vida urbana é imprescindível investir em soluções coletivas, como propõe o COLETIVO. Todas as inovações disponíveis visam a modos individuais e não à mobilidade coletiva e sustentável, mas o Programa COLETIVO pretende mudar essa realidade.

Foco nas pessoas

O COLETIVO prevê um amplo leque de temas a serem trabalhados, de novos modelos de negócio a tecnologias voltadas para sistemas de informação aos usuários, meios de pagamento, bilhetagem eletrônica, telemetria e monitoramento de frota, entre outros, o que inclui inovações disruptivas capazes de moldar o transporte público do futuro. O programa tem como grande diferencial o foco nas pessoas, o que possibilita uma abordagem mais assertiva no desenvolvimento de soluções inovadoras que podem trazer mudanças efetivas no transporte coletivo.

Saiba mais sobre o Programa COLETIVO no site: www.coletivo.org.br

Dia do coletivo – 33º Congresso da ANTET: “Transporte coletivo como principal solução para o alcance da mobilidade urbana sustentável”

O Dia do COLETIVO é uma atividade de divulgação do Programa de Inovação e também de engajamento dos agentes do ecossistema da mobilidade urbana coletiva: estudantes, pesquisadores, professores, ONG’s e todos aqueles entusiastas de uma mobilidade urbana coletiva e das cidades sustentáveis. No evento a ser realizado destacam-se três momentos:

  1. Apresentação: ‘De onde veio e para onde vai o COLETIVO’;
  2. Mesa de Diálogo com a participação de representantes da academia, de entidades que atuam na área de mobilidade urbana, além dos fornecedores do setor. Os convidados debaterão, a partir das respectivas atuações profissionais, os avanços e desafios da inovação na Mobilidade Urbana Coletiva.
  3. Debate com o público presente.

Confira AQUI a programação.

Topo