Área restrita

05 09 ANPET InscriçõesAbertas noticiaAs inscrições para os processos seletivos de ingresso no Mestrado e no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes (PPGET) da Escola Politécnica da USP estarão abertas a partir do dia 1º de setembro de 2023.

O PPGET é reconhecido e credenciado pelo MEC e recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES. O PPGET tem como objetivo formar docentes, pesquisadores e profissionais para atuarem em um amplo espectro de atividades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento em nível internacional na área de Engenharia de Transportes, de maneira a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico desta área e buscando avançar o conhecimento, propondo soluções que sejam compatíveis com a realidade e a necessidade do país.

O processo seletivo para o Mestrado e para o Doutorado são regidos por editais distintos, respectivamente, Edital 001/2023 – PTR/EPUSP e Edital 002/2023 – PTR/EPUSP. Antes de se inscrever no processo seletivo, é importante que o(a) candidato(a) leia atentamente o edital referente ao curso que deseja.

Processo Seletivo para ingresso no Mestrado

(Edital 001/2023 – PTR/EPUSP – DOE 23.08.2023)

Inscrições: 01 a 30/09/2023

Prova (1ª etapa): 26/10/2023

Processo Seletivo para ingresso no Doutorado (FLUXO CONTÍNUO)

(Edital 002/2023 – PTR/EPUSP – DOE 22.08.2023)

Inscrições: 01/09/2023 a 30/08/2024

Prova (1ª etapa): vide o edital

Para conhecer mais sobre o PPGET, suas linhas de pesquisa, orientadores, entre outras informações, visite o site AQUI.

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGET são gratuitos.

Saiba mais AQUI.

31 08 ANPET InscriçõesAbertas noticiaInscrições online: 22/08 a 05/09. Informações sobre edital e número de vagas acesse AQUI

17 08 ANPET Resultados noticiaTemos o prazer de anunciar os ganhadores do PRÊMIO Nacional Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável com a melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado defendida no ano de 2022, apresentadas em Programas de Pós-graduação de Universidades Brasileiras. Neste ano, para seleção e indicação para a premiação, o Júri formado por docentes universitários e por engenheiros da ARTERIS indicou duas teses ganhadoras por empate:

1º lugar com prêmio de 3.500 Euros

Dra. ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA MAGALHÃES AMORIM com a tese intitulada “INDICADORES DE SUPORTE ÀS POLÍTICAS DE TRANSPORTE ORIENTADAS AO ALCANCE DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, orientada pelo Prof. Dr. Enilson Medeiros dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco. Receberá o prêmio 1o lugar CÁTEDRA ABERTIS em Mobilidade Sustentável de 2022, com o prêmio em dinheiro de 3.500 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).

1º lugar com prêmio de 3.500 Euros

Dra. TALITA DE FREITAS ALVES com a tese intitulada “Thermomechanical behaviour of bituminous layers containing rigid inserts for eRoads”, com Dupla Titulação de Doutorado, orientada pela Profa. Dra. Rosângela dos Santos Motta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pelo Dr. Thomas Gabet da École Centrale de Nantes, França. Receberá o prêmio 1o lugar CÁTEDRA ABERTIS em Mobilidade Sustentável de 2022, com o prêmio em dinheiro de 3.500 Euros (valor bruto, antes dos recolhimentos obrigatórios de impostos).

Parabenizamos as duas ganhadoras e seus orientadores pela excelência dos trabalhos apresentados, sendo que os trabalhos ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2023, com divulgação de ganhadores em outubro de 2023.

Os prêmios nacionais serão entregues neste ano em São Paulo, no dia 26 de setembro de 2023, às 18 horas, em local a ser confirmado, em evento promovido pela ARTERIS SA, grupo de concessionárias de rodovias, cujo GRUPO ABERTIS é sócio. As ganhadoras serão contactadas para a organização de sua participação, bem como serão convidados seus orientadores brasileiros para estarem presentes no evento. As ganhadoras serão também contactadas para o recebimento do PRÊMIO CATEDRA ABERTIS 2022, no valor de 3.500 Euros, brutos, cada uma das ganhadoras, conforme consta no Edital do Prêmio Cátedra Abertis - Brasil amplamente divulgado.

Cumprimentamos todos os candidatos que submeteram suas Dissertações e Teses para concorrerem aos Prêmios da Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável, e cumprimentamos todos os orientadores pelo excelente trabalho na busca dos temas e de orientação para formação dos importantes profissionais e pesquisadores em Mobilidade e todas as áreas relacionadas a Transportes.

Atenciosamente

Profa Dra Liedi L. B. Bernucci

Diretora da Cátedra Abertis no Brasil

 

25 08 ANPET InscriçõesAbertas noticiaO Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) está com inscrições abertas até o dia 29 de novembro próximo para 22 vagas no curso de mestrado, com ingresso no primeiro semestre de 2024.

Poderão participar do processo de seleção candidatos que completarem cursos de graduação até a data de matrícula.

As inscrições podem ser feitas pelo site da EESC, onde o candidato deverá se cadastrar, preencher formulário eletrônico e anexar, em formato PDF, os seguintes documentos: diploma e histórico oficial da graduação, currículo Lattes, comprovante de recolhimento de taxa de inscrição, histórico escolar oficial completo, comprovante de proficiência em língua inglesa.

O processo de seleção será realizado em duas fases. A primeira etapa, eliminatória, consiste em três provas: matemática, física e redação em língua portuguesa. Elas serão realizadas no dia 5 de dezembro de 2023. A segunda etapa consiste na avaliação do currículo e do histórico escolar da graduação.

Mais informações clique AQUI ou mande um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

03 08 ANPET ProcessoSeletivo noticiaConfira o Edital AQUI.

Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto por tempo determinado

1 Das inscrições:

1.1 A inscrição deverá ser realizada por e-mail, no período compreendido entre as 08:00 horas de 31/07/2023 e as 17:00 horas do dia 04/08/2023 (não serão aceitas inscrições recebidas após esse horário), mediante o envio, em formato PDF, dos seguintes documentos: a) Formulário de Inscrição preenchido (constante no Anexo 1 deste Edital e também disponível AQUI); b) Documento de identificação, nos termos do item 1.6; c) Comprovante de pagamento da inscrição, nos termos do item 1.7.

1.3.3 Campus de Joinville

1.3.3.1 Departamento de Engenharias da Mobilidade - EMB/CTJ. (48) 3721-2194.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Site

3.3 Campus de Joinville

3.3.1 Centro Tecnológico de Joinville - CTJ

3.3.1.1 Departamento de Engenharias da Mobilidade - EMB

Campo de conhecimento: Engenharia de Transportes

Processo: 23080.037118/2023-41

Nº de vagas: 01 (uma).

Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais.

Requisitos: Graduação ou Especialização ou Mestrado ou Doutorado em Engenharia Civil ou Engenharia de Produção ou Engenharia de Transportes ou Engenharia de Transportes e Logística

ANEXO 2 PROGRAMA DE PONTOS PROVA DIDÁTICA – EDITAL 041/2023/DDP

  1. Campus de Joinville

3.1 Centro Tecnológico de Joinville - CTJ

3.1.1 Departamento de Engenharias da Mobilidade - EMB

3.1.1.1 Campo de Conhecimento: Engenharia de Transportes: 01 - Modelos de Equilíbrio em Redes de Tráfego: Equilíbrio do Usuário; 02 – Princípios de Sinalização Semafórica: Critérios para Implantação e Dimensionamento; 03 – Modelos de Desempenho de Segurança Viária; 04 – Dimensionamento de Linhas de Transporte Público; 05 – Modelos Microscópicos de Simulação de Tráfego; 06 – Modelagem de Capacidade e Nível de Serviço em Rodovias; 07 – Método Simplex; 08 – Modelos de Programação linear Inteira.

Topo