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19 02 ANPET Sustentabilidade noticiaA edição especial da revista Sustainability (IF: 2.592; ISSN: 2071-1050), entitulada  "Collaborative Technology for a Sustainable Transition to Automated Driving" está aberta para submissão.

O objetivo dessa edição especial é buscar novos conceitos e aplicações para alimentar o desenvolvimento de sistemas de direção colaborativos para diferentes níveis de automação, colmatar as lacunas entre a tecnologia e os diferentes tipos de usuários da estrada. Dessa forma, há um interesse especial ​​em estudos naturalistas ou de simulação de condução em um ou mais dos seguintes tópicos:

- Interações entre o veículo automatizado e seu motorista/ocupante, incluindo manobras de controle solicitadas ou não solicitadas e níveis percebidos de segurança e conforto durante a condução automatizada;

- Interações entre o veículo automatizado e outros usuários da via, incluindo comunicação e ações para pedestres, ciclistas e motoristas de veículos não automatizados;

- Modelagem comportamental para diferentes tipos de motoristas e modos de dirigir que assemelham o comportamento humano;

- Novos conceitos de interfaces homem-máquina para melhorar a segurança e a experiência do usuário.

O prazo para envio dos manuscritos é 31 de agosto de 2020. Mais informações sobre a chamada de trabalhos e o processo de envio estão disponíveis AQUI.

18 02 ANPET Noticia

A Revista TRANSPORTES é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Atualmente na sua 27a edição, os artigos publicados são disponibilizados gratuitamente e de forma universal, mesmo com a revista não contando com nenhum auxílio ou subvenção oficial.

Tendo em vista o crescimento substancial do número de submissões nos últimos anos, e de forma a garantir a sua continuidade diante da nova realidade de financiamento e fomento científico no país, a ANPET decidiu pela cobrança de uma taxa de publicação, a fim de garantir parte dos recursos necessários para a produção da TRANSPORTES. 

Essa taxa será devida apenas quando o artigo for aceito para publicação na TRANSPORTES, após o processo normal de avaliação. Não haverá cobrança no momento da submissão do artigo e nem durante a sua avaliação.

A taxa de publicação, a ser revisada regularmente, será devida pelos novos artigos que forem submetidos a partir de 02 de março de 2020. Os valores da taxa de publicação são:

- R$ 700,00 (setecentos reais) para os artigos submetidos e publicados em português.

- R$ 500,00 (quinhentos reais) para os artigos submetidos e publicados em inglês.

Tendo em vista o compromisso da ANPET com os seus associados, estarão isentos dessa
taxa os artigos em que N-1 autores (isto é, todos os autores exceto um) sejam associados regulares da ANPET e estejam em dia com o pagamento da anuidade da associação no momento da aceitação do artigo e encaminhamento da versão final do mesmo para a editoração pela TRANSPORTES.

Destaca-se que, um estudo sobre as publicações do último ano mostrou que essa nova política de gestão resultará em um aporte financeiro que cobrirá aproximadamente 25% dos custos anuais associados diretamente à Revista TRANSPORTES.

A ANPET fornecerá aos autores os documentos necessários para comprovação do pagamento da taxa de publicação perante programas de pós-graduação ou órgãos de fomento à pesquisa e instituições empregadoras.

Após aprovação do artigo, os autores deverão aguardar o envio da fatura proforma com as informações sobre como proceder quanto ao pagamento da taxa, quando for o caso.

Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2020.

Helena Beatriz Bettella Cybis
Presidente da ANPET.

10 02 ANPET Noticia CatedraA Abertis é um dos principais grupos internacionais em gestão de infraestruturas para a mobilidade e as comunicações e Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos que tem por objeto, com caráter geral, o desenvolvimento, fomento e promoção de todo tipo de atividades relacionadas com o estudo e pesquisa sobre a participação do setor privado no crescimento econômico e social derivado da gestão de infraestruturas. A Abertis e a Fundação Abertis criaram a Cátedra de Gestão de Infraestruturas de Transportes na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) para potencializar a pesquisa, o desenvolvimento e a Inovação, promovendo a formação de recursos humanos. A gestão das infraestruturas de transportes tem como áreas de interesses: o planejamento e a operação de transportes, os custos de investimento, manutenção e gestão das infraestruturas de transportes, demanda por transporte e seu comportamento, negócio das concessões, política tarifária, aplicação das TIC em sistemas de transporte, segurança viária, aos projetos viários e de pavimentos, aos sistemas de gestão de vías e de tráfego, e outros aspectos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais.

A cátedra Abertis-EPUSP de Gestão de Infraestruturas de Transportes tem sua sede na Universidade de São Paulo, na Escola Politécnica da USP, na Cidade de São Paulo, dirigida pela Professora Titular de Engenharia de Transportes, Liedi Légi Bariani Bernucci.
Com objeto de fomentar o interesse dos universitários brasileiros, e estudantes de mestrado e de doutorado, a cátedra Abertis-EPUSP estabeleceu o Prêmio Abertis sobre gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil, em duas categorias, à: melhor tese de doutorado ou dissertação de mestrado de Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e melhor tese de doutorado ou dissertação de no tema de segurança viária, que tenham sido defendidas no Brasil durante o ano de 2019, na área de Engenharia de Transportes e correlatas.

Juntamente com a rede de cátedras internacionais de gestão de infraestruturas de transportes que o grupo Abertis e Fundação Abertis mantêm com as universidades e os centros de excelência mais representativos dos países nos quais o grupo Abertis e a Fundação Abertis têm atividade, anuncia-se também o Prêmio Internacional Abertis de Gestão de infraestruturas de Transportes que será outorgado ao melhor trabalho (tese ou dissertação) selecionado dentre os ganhadores dos prêmios nacionais convocados pelas cátedras Abertis nos diferentes países participantes.

Rede Internacional de Cátedra Abertis

EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
UPC - Universidade Politécnica da Catalunha, BarcelonaTech, (Barcelona, Espanha)
IFSTTAR, École des Ponts–ParisTech, Fondation des Ponts, (Paris, France)
Universidade de Porto Rico (San Juan, Porto Rico)
PUC - Pontificia Universidad Católica de Chile (Santiago, Chile)
UPM - Universidade Politécnica de Madrid (Madrid, Espanha)

Clique AQUI para conferir o edital

12 02 ANPET WCTR noticiaO WCTR Society’s Special Interest Group (SIG-A1), “The Air Transport Research Society (ATRS)”, realizará sua conferência mundial anual em Sydney, Austrália, de 2 a 5 de julho de 2020.

A conferência inclui a participação de acadêmicos e pesquisadores, bem como representantes do governo e da indústria. As sessões do painel e do trabalho de pesquisa estão planejadas, os tópicos incluem economia, estratégia e operações de companhias aéreas e aeroportos. Assim, os palestrantes convidados discutirão questões críticas que a indústria enfrenta.

Para apresentar um artigo nesta conferência mundial, visite o site para obter informações sobre a conferência, incluindo inscrições e envio de resumos. O prazo para envio de resumos é 28 de fevereiro de 2020. 

 

05 02 anpet noticiaO período de inscrições foi prorrogado. Clique AQUI para mais informações.

O Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, conforme aprovação “ad referendum” da Egrégia Congregação da EESC, em 8/1/2020, estarão abertas pelo prazo de 30 (trinta) dias as inscrições ao concurso público para o cargo de Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Transportes.

Período de inscrições: 13/1/2020 a 12/3/2020 (às 17hrs)
Total de vagas: 1 (uma)

Clique AQUI para conferir o edital.

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