< voltar para a home
Logo do Site bg header

Notícias

Painel de Debates - Receitas Extra Tarifárias de Externalidades Subsidiando o Custo do Transporte Coletivo

Tema: Receitas Extra Tarifárias de Externalidades Subsidiando o Custo do Transporte Coletivo

Data: 12 de novembro de 2021
Hora: 09:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Rômulo Dante Orrico Filho
Professor do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Resumo do palestrante: Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Urbanismo et Planejamento Territorial pela Universidade de Paris. É professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, operação e economia de redes de transportes público.

Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar. Tem foco de pesquisas na concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo e ao desenvolvimento e no financiamento da mobilidade urbana.

Dentre os recentes projetos que coordenou incluem-se:

  • Plano estratégico de Desenvolvimento Urbano e Integrado da Região metropolitana do Rio de Janeiro. PDUI. Segmento Mobilidade. 2105-2017.
  • Concepção de rede de transportes públicos integrada ao uso do solo. CNPq 2017-2021.
  • Pesquisa Nacional de Tráfego. Desenvolvimento de uma metodologia modelo matemático para estimar o tráfego diário médio anual da rede rodoviária federal. DNIT. 2016-2021.
  • Desenvolvimento de metodologia para concepção e dimensionamento de Centros de Integração Logística (CIL). Ministério dos Transportes 2015-2016
  • Redes de transporte público urbano: um roteiro metodológico para sua concepção. CNPq. 2009-2013.
  • Elaboração dos Termos de Referência para a licitação do Metrô de Salvador da Bahia. Governo do Estado da Bahia. 2011-2012.
  • Mobilidade urbana sustentável: questões futuras. MMA/PNUD. 2012.

Magdala Satt Arioli
Consultora em Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

Resumo do palestrante: Consultora Sênior de Mobilidade Urbana e Clima. Atua há mais de 10 anos com mobilidade urbana e mudanças climáticas, promovendo e construindo estratégias e ações alinhadas com a meta climática estipulada no Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou em projetos para WRI Brasil, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Frente Nacional de Prefeitos, ClimateActionImplementationFacility e Clean Air Asia. Graduada com menção honrosa em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela mesma

Luis Antonio Lindau
Diretor do programa de Cidades do WRI Brasil

Resumo do palestrante: O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transportes, é o diretor do programa de Cidades do WRI Brasil, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe executiva do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do programa de Cidades do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde, desde meados da década de 1980 até 2015 ministrou aulas, coordenou projetos de pesquisa e orientou teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes técnicas locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do TransportationResearch Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências nacionais e internacionais. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, abordando temas como transporte urbano, segurança viária e sustentatbilidade do transporte.