< voltar para a home
Logo do Site bg header

Notícias

Painel de Debates - Mulheres na Ciência: Evolução e Perspectivas

25 10 ANPET35 Facebook Noticia Mulheres na cienciaTema: Mulheres na Ciência: Evolução e Perspectivas

Data: 10 de novembro de 2021
Hora: 10:30h
Local: Transmissão Online

Palestrantes:

Alice Rangel de Paiva Abreu,
Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo da palestrante: Professora Emérita da UFRJ, Alice Abreu é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), e Mestre em Sociologia pela London School of Economics da Universidade de Londres (1971). Sua carreira acadêmica esteve toda vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde se aposentou como Professora Titular. Além das suas atividades docentes e de pesquisa, vinculadas ao tema de gênero e trabalho, foi coordenadora da Pós-Graduação, Chefe de Departamento de Sociologia, e representou o departamento nos mais altos conselhos do Instituto e da Universidade. Secretária Executiva da ANPOCS nos anos 80, teve importante participação na recriação da Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Presidente da área de Sociologia na CAPES de 1993 a 1997. Ocupou outros cargos no Brasil e no exterior: Vice-Presidente do CNPq, Diretora do Escritório de Educação e Ciência e Tecnologia da OEA (Organização dos Estados Americanos), foi Diretora do Escritório Regional da América Latina e Caribe do ICSU (atual International Science Council). Foi também Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho. Com ativa participação na ISA (International Sociological Association), onde foi presidente do RC30 Sociologia do Trabalho por dois mandatos nos anos 90 e foi eleita por dois mandatos para seu Conselho Executivo, de 2002 a 2010. Desde 2014 é a vice-presidente do RC23 Sociologia da Ciência e Tecnologia. Mais recentemente, Alice Abreu foi a diretora do GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a igualdade de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia, de 2015 a 2017.  Atualmente segue ativa na área de políticas de igualdade em ciência e tecnologia, como membro de distintos comitês. A Profa. Alice Abreu recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (Comendador) em 2001; a Palmes Académiques (Officier), do Ministère de la Jeunesse, de l’Éducation Nationale et de la Recherche da França em 2003; o Prêmio Florestan Fernandes de Sociologia em 2009 e o Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci de Sociologia em 2013. Em fevereiro de 2020 recebeu a Menção Honrosa da primeira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jéssica de Lima Schwinn,
Supply Management Specialist of John Deere Brasil

Resumo da palestrante:

Liedi Légi Bariani Bernucci,
Diretora e professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Resumo da palestrante: Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Geotécnica e Doutora e Livre-Docente em Engenharia de Transportes. Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1986, Professora Titular desde 2006. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por 7 anos, Vice-Diretora da POLI-USP de 2014-2018, e em 2018 foi eleita a primeira Diretora mulher após 124 anos de existência da POLI-USP. É membro do Conselho Universitário da USP, membro do Conselho Superior da FAPESP, membro do Conselho de Administração do IPT-SP, membro da Agencia USP Inovação, membro da Academia Nacional de Engenharia.

Marcia Cristina Bernardes Barbosa,
Professora titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo da palestrante: Possui graduação graduação (1981), mestrado l (1984) e doutorado (1988) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS) e atua como professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, atua em questões de gênero pelo que ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. É diretora da Academia Brasileira de Ciências.