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03 05 ANPET Noticia revistaTRANSPORTES, o periódico da ANPET, acaba de publicar seu último número. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Sobre o periódico

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é o único periódico técnico-científico nacional que publica artigos em todos os campos da Engenharia de Transportes e ciências afins. Manuscritos submetidos para publicação são analisados por especialistas de renome nacional e internacional. TRANSPORTES tem periodicidade quadrimestral e é uma publicação da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET, uma entidade que reúne pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e do exterior.

Para conferir a nova edição da Revista - Volume 28 - Nº1 - 2021, clique AQUI.

26 04 anpet noticiaCarta aberta da ANPET:

A CAPES que todos queremos e que o Brasil precisa

A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) é uma instituição que há 35 anos atua como um fórum de discussão da pesquisa e ensino em transportes no Brasil. É formada por professores, pesquisadores e profissionais de órgãos e empresas da área de transportes, com reconhecida importância no setor e, principalmente, por instituições brasileiras de pesquisa e ensino, em sua maioria, com programas de pós-graduação na área de transportes. O sucesso desses programas na formação de professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros e o elevado nível alcançado pela engenharia de transportes no Brasil estão intrinsicamente associados ao apoio e ao direcionamento recebido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A CAPES, ao longo de sua história, tem exercido papel imprescindível na formação de pesquisadores no país assim como na estruturação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), que, além de original, é reconhecido e respeitado mundialmente. O Plano Nacional da Pós-Graduação 2010 - 2020, desenvolvido pela CAPES e, em continuidade aos planos e projetos anteriores, inovou ao colocar projetos e ações de  grande importância para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo das políticas de fixação de jovens doutores nas regiões mais carentes, contribuindo para a redução das assimetrias regionais; dos DINTERS e MINTERS que permitiram, em solidariedade nacional, a formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do país; do Pró-Equipamentos que possibilitou a criação de laboratórios de pesquisa multidisciplinares; da cooperação internacional que não apenas projeta a qualidade da pós-graduação e da pesquisa produzida no país em diálogo global colocando o país na 13a. posição (2013-2018) em publicações acadêmicas no mundo pela Web of Science, como alarga e fortalece os laços de cooperação entre centros de pesquisa e universidades na produção do conhecimento e da inovação; no fortalecimento da educação básica, com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); na democratização e acesso dos jovens à educação superior através da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e no sistema de avaliação da Pós-Graduação, reconhecido internacionalmente, baseado no mérito e nas decisões dos pares, de forma transparente, através do Conselho Técnico-Científico (CTC).

A CAPES é um patrimônio do povo brasileiro e, a exemplo de outros organismos de fomento à pesquisa, deve ser defendida. A missão da CAPES impõe que o seu orçamento anual seja compatível com a sua importância para o país, o que torna urgente a sua recomposição para o ano de 2021. A missão da CAPES também demanda que seu corpo diretivo seja da mais alta qualificação acadêmica e científica, que seja capaz de fomentar a pesquisa na fronteira do conhecimento antecipando, inclusive, carências de pesquisa e do ensino no país, que seja capaz de manter e ampliar diálogos com parceiros nacionais e internacionais na qualificação, produção e disseminação do saber, desenvolvendo programas e projetos que fortaleçam e ampliem a pósgraduação e a pesquisa no país. 

Sendo assim, a ANPET manifesta preocupações quanto aos rumos recentes na condução da CAPES, sob cuja responsabilidade está parte importante do financiamento e avaliação do sistema de pós-graduação stricto sensu do país (com quase 300 mil alunos em mais de 6,6 mil cursos de mestrado e doutorado), defende a continuidade das ações construídas nas últimas décadas que se mostraram bem-sucedidas para a formação de recursos humano e o fortalecimento da pós-graduação no país e se junta às manifestações públicas e intenções de apoio à CAPES já expressas por outras associações e sociedades científicas.

Recife, 26 de abril de 2021.
Maria Leonor Alves Maia
Presidente da ANPET

24 03 ANPET Noticia revistaPalestrantes:
Marcus Quintella - Diretor do FGV transportes e Editor-Chefe da RBT
Marcelo Sucena - Pesquisador do FGV transportes e Editor Executivo da RBT.
Data: 30/03/2021
Horário: 14:30h
Local: Transmissão pelo Youtube.

Acesse AQUI para se inscrever.

08 05 Anpet LutoA ANPET lamenta informar o falecimento do Professor Paulo Cezar Martins Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, vítima da COVID-19, na madrugada de hoje, 16 de abril.

Por mais de 30 anos, o professor contribuiu para a formação de muitos Engenheiros de Transportes, que hoje, atuam em todo o território nacional. Para a cidade do Rio de Janeiro, seu legado será lembrado pelo pioneirismo na implementação do primeiro sistema de controle de tráfego da cidade.

A sua dedicação e o seu comprometimento ficarão para sempre na memória de seus alunos, colegas e amigos.

18 03 anpet noticia panamO XXI Congreso Panamericano de Transporte y Logística (PANAM/2021), originalmente previsto para agosto de 2020 e adiado para agosto de 2021 por causa da pandemia COVID-19, acontecerá pela primeira vez de forma virtual, do dia 11 a 13 de agosto de 2021.

Nessa perspectiva, uma nova chamada para resumos será feita para permitir que a comunidade de transporte - tanto pesquisadores quanto profissionais - enviem seus resumos descrevendo trabalhos recentes para consideração para apresentação e publicação como parte do PANAM-Lima. O novo prazo para envio de resumos será 30 de março de 2021. Os resumos previamente aceitos para o evento continuarão a fazer parte do programa PANAM Lima, a menos que os autores decidam não participar.

Além disso, alguns artigos serão selecionados para compôr as edições especiais do PANAM nos principais periódicos, como Transportation Research Parte-A: Policy and Practice, Case Studies on Transport Policy e outros periódicos. Os autores que desejarem inscrever seus trabalhos nas edições especiais associadas ao evento deverão enviar seus artigos completos até o dia 15 de junho de 2021.

A coordenação do evento solicita que todos os autores que enviem um vídeo de sua apresentação até 30 de junho de 2021

Os participantes poderão se inscrever com desconto até 30 de junho de 2021, enquanto as inscrições regulares estarão disponíveis até 15 de julho de 2021.

Clique AQUI e acesse o site oficial do evento para mais informações. 

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