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Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de uma bolsa do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES) junto ao Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). O processo ocorre conforme as diretrizes estabelecidas no Edital PPDET Nº 01/2025 e segue as normas do Programa Institucional de Pós-Doutorado/CAPES (Portaria CAPES Nº 307, de 24 de setembro de 2024).
A bolsa está vinculada ao Programa de Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes (PPDET) da EESC-USP e tem como objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico na área.
Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar a documentação exigida em formato PDF para o e-mail departamento.transportes@eesc.usp.br dentro do período de inscrições, que vai de 1º a 30 de abril de 2025. É fundamental que os candidatos atentem-se aos requisitos e prazos estabelecidos no edital para garantir a participação no processo.
Período de inscrições: 01/04/2025 até 30/04/2025
Acesse o Edital PPDET Nº 01/2025 e saiba mais AQUI.
No mês dedicado às conquistas femininas, um estudo recente traz à tona uma realidade preocupante: a desigualdade na distribuição de bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) na Engenharia Civil. Embora as mulheres representem uma parcela significativa dos docentes na pós-graduação, apenas 20% das bolsas PQ são concedidas a engenheiras civis, evidenciando barreiras estruturais e desafios persistentes na busca pela equidade.
Publicado em 2024 e avaliado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o artigo intitulado "Criteria for Research Productivity Grants in Brazil Applied to Civil Engineering: Reflections on Gender Differences and the Current Context", explora a disparidade de gênero nas bolsas PQ e os fatores que contribuem para essa desigualdade. A pesquisa revela que, apesar do número significativo de mulheres na área de Engenharia Civil, apenas uma pequena fração delas é contemplada com as bolsas, e nenhuma mulher alcançou o nível de Senior.
A conclusão do estudo aponta para a necessidade de revisão dos critérios de concessão das bolsas PQ. O artigo destaca a urgência de revisar as políticas atuais para combater a segregação vertical e horizontal, além de implementar estratégias que promovam maior igualdade de oportunidades para mulheres na ciência e no campo da pesquisa acadêmica.
Diante desse cenário, a reflexão se faz necessária: como podemos garantir igualdade de oportunidades para as mulheres na pesquisa científica?
Leia o artigo completo AQUI.
Neste dia especialmente dedicado às mulheres, a ANPET, sem esquecer o muito que ainda há a ser conquistado por e para elas, gostaria de celebrar, admirar e, principalmente, agradecer à enorme contribuição de nossas Cientistas para a pesquisa e o ensino da Engenharia de Transportes no Brasil.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!
A Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizarão o 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, de 10 a 14 de novembro de 2025, em Goiânia – GO.
Confira em breve as novidades e datas importantes. Participe!
O Programa de Engenharia de Transportes (PET) da COPPE/UFRJ comunicou a abertura das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado para o ano letivo de 2025. O edital UFRJ/COPPE/PET nº 937/2024 regulamenta a seleção dos candidatos que desejam se candidatar ao programa, um dos mais respeitados na área de Engenharia de Transportes no Brasil.
As vagas são destinadas a aqueles que buscam aprofundar seus estudos e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação no setor de transportes. O processo seletivo obedecerá às normas estabelecidas pela regulamentação da pós-graduação da UFRJ e da COPPE.
Informações sobre critérios de seleção, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no Edital Nº 937/2024.
Período de Inscrições: 17/02/2025 a 18/04/2025
Clique AQUI para mais informações do processo seletivo!
A LOGIT está em busca de profissionais qualificados com Mestrado completo para integrar sua equipe como Planejador de Transportes, com foco na estimativa de custos para o time de Infraestrutura.
Os candidatos ideais devem atender aos seguintes requisitos:
Se você conhece alguém que se encaixa nesse perfil ou deseja se candidatar, envie seu currículo para evelyn.torres@logiteng.com
Para saber mais sobre a LOGIT e suas operações, acesse AQUI!
Não perca essa oportunidade de fazer parte de uma equipe inovadora e em crescimento!
Prezada Comunidade Anpet,
Em um mundo dinâmico, que está em constante e rápida evolução, a inovação e o empreendedorismo figuram como elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e a geração sustentável de emprego e renda. Neste contexto, torna-se fundamental a conversão de tecnologias de ponta provenientes de atividades de pesquisa e desenvolvimento em produtos e processos aplicáveis para a solução de desafios da indústria.
Na sua segunda edição, o Inova Infra Anpet está promovendo a integração entre o meio acadêmico, representado por membros das universidades, e a indústria. Para isso, durante o 38° Congresso da Anpet, realizado em Florianópolis no início de novembro de 2024, houve dois dias de atividades inspiradoras e desafiadoras.
No primeiro dia, foram oferecidas três palestras por profissionais com grande conhecimento sobre os temas abordados. Inicialmente, o Dr. Fernando Feitosa (ANTT) tratou de oportunidades de interação entre a academia e concessionárias por meio da aplicação da verba de RDT (Recurso de Desenvolvimento Tecnológico). Em seguida, a Advogada Gabriela Santos (Coppe/UFRJ) discutiu sobre vários mecanismos de interação universidade-empresa com foco em inovação. Por fim, o Prof. Jorge Soares (Funcap e UFC) abordou o papel das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) na descentralização do fomento, colocando a inovação como política pública.
No segundo dia, quatro representantes da indústria da pavimentação apresentaram exemplos de desafios práticos dos seus negócios. Os apresentadores foram Agnaldo Agostinho (Abeda e Brasquímica), Cecília Merighi (EcoRodovias), Rafael Garcia (Garcia Monteiro) e Renan Ribeiro (Ingevity), trazendo muitos desafios ligados à sustentabilidade da infraestrutura de transporte rodoviário, com foco na reciclagem de materiais asfálticos (RAP), soluções de pavimentação asfáltica a frio e em como promover os benefícios dessas técnicas emergentes no nosso país. Também foram citadas a necessidade de agilizar o desenvolvimento de especificações para técnicas inovadoras e de promover de maneira mais eficiente as parcerias entre a academia e a indústria para aumentar a probabilidade de sucesso de projetos inovadores.
Após o congresso, estamos muito motivados com as próximas etapas do Inova Infra Anpet 2024. Inicialmente, propostas de trabalhos (novos ou em andamento) que tenham potencial de aplicação serão recebidas de grupos de universidades brasileiras. As propostas com potencial inovador e viabilidade mais evidentes serão pré-selecionadas e posteriormente apresentadas pelos seus autores a uma banca composta por representantes da indústria. Esta exposição tem o potencial de impulsionar a conversão de ideias em produtos e processos inovadores, colaborando para o desenvolvimento de soluções alinhadas com desafios existentes.
A promoção desta interação objetiva entre quem sente as dores do dia a dia (indústria) e quem, por missão e vocação, tem mais oportunidade de se aprofundar no desenvolvimento de novos conhecimentos (academia) é essencial para garantir a otimização de recursos, impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Setor de Infraestrutura de Transportes do Brasil e contribuir para a geração de empregos de pessoal altamente qualificado.
Agora é hora de grupos de universidades e de outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs) enviarem as suas propostas de soluções a dores específicas da indústria para o comitê organizador do Inova Infra Anpet 2024. O material a ser enviado por cada equipe deve conter as seguintes informações:
1. Uma apresentação gravada, com no máximo cinco minutos de duração;
2. Um business canvas, preparado de acordo com o template disponibilizado no Anexo I;
3. Uma apresentação conforme modelo do Anexo II; e
4. Um resumo de no máximo 500 palavras.
As propostas contendo os quatro itens listados acima devem ser submetidas para o e-mail inovainfra.anpet@gmail.com até o dia 21/03/2025. O resultado será divulgado entre abril e maio de 2025, dependendo do número de propostas recebidas.
As propostas recebidas serão inicialmente avaliadas pelo comitê organizador do Inova Infra Anpet 2024, que se baseará nos seguintes critérios para selecionar as mais viáveis para o programa de inovação:
1. Inovação: Nível de originalidade e criatividade da ideia.
2. Nível de maturidade tecnológica atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala TRL (Technology Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice I.
3. Nível de maturidade comercial atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala CRL (Commercial Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice II.
4. Impacto Social e Econômico: Potencial impacto positivo no Setor de Transportes e na sociedade.
5. Qualidade do Pitch: Clareza e eficácia na comunicação da ideia.
As propostas selecionadas seguirão para uma etapa de apresentação de pitches com uma banca ampliada, que contará com membros do comitê organizador e representantes estratégicos da indústria. O comitê também procurará contribuir com a identificação de parceiros da indústria que possam se interessar pelo relacionamento com os grupos acadêmicos formados para a solução de desafios reais. Em seguida, será oferecido suporte para facilitar a interação entre estes atores da cadeia produtiva e para estimular a implantação de soluções. Alguns cases poderão ser apresentados no congresso da Anpet de 2025 para demonstrar a eficiência do relacionamento estratégico entre a academia e a indústria e para incentivar a formação contínua de parcerias produtivas.
O Inova Infra Anpet 2024 pretende representar um marco e contribuir para o início de uma aceleração na maneira como o conhecimento de altíssima qualidade produzido por universidades e demais ICTs pode ser aplicado para a solução de desafios da sociedade. Isso agregará valor ao conhecimento produzido, contribuirá para a independência tecnológica nacional e fomentará a geração de emprego para pessoal altamente qualificado.
Estamos muito empolgados com o Inova Infra 2024 e convidamos você e a sua instituição a se unir a nós nessa jornada!
Prof. Francisco Thiago Sacramento Aragão, Ph.D.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe
Coordenador da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Enga. Cecília Fortes Merighi, M.Sc.
Grupo EcoRodovias
Colaboradora da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Profa. Lêda Christiane de Figueiredo Lopes Lucena, D.Sc.
Universidade Federal de Campina Grande
Coordenadora Adjunta da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Eng. Luis Alberto Herrmann do Nascimento, Ph.D.
Petrobras - Cenpes
Coordenador Adjunto da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet