Prezada Comunidade Anpet,
Em um mundo dinâmico, que está em constante e rápida evolução, a inovação e o empreendedorismo figuram como elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e a geração sustentável de emprego e renda. Neste contexto, torna-se fundamental a conversão de tecnologias de ponta provenientes de atividades de pesquisa e desenvolvimento em produtos e processos aplicáveis para a solução de desafios da indústria.
Na sua segunda edição, o Inova Infra Anpet está promovendo a integração entre o meio acadêmico, representado por membros das universidades, e a indústria. Para isso, durante o 38° Congresso da Anpet, realizado em Florianópolis no início de novembro de 2024, houve dois dias de atividades inspiradoras e desafiadoras.
No primeiro dia, foram oferecidas três palestras por profissionais com grande conhecimento sobre os temas abordados. Inicialmente, o Dr. Fernando Feitosa (ANTT) tratou de oportunidades de interação entre a academia e concessionárias por meio da aplicação da verba de RDT (Recurso de Desenvolvimento Tecnológico). Em seguida, a Advogada Gabriela Santos (Coppe/UFRJ) discutiu sobre vários mecanismos de interação universidade-empresa com foco em inovação. Por fim, o Prof. Jorge Soares (Funcap e UFC) abordou o papel das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) na descentralização do fomento, colocando a inovação como política pública.
No segundo dia, quatro representantes da indústria da pavimentação apresentaram exemplos de desafios práticos dos seus negócios. Os apresentadores foram Agnaldo Agostinho (Abeda e Brasquímica), Cecília Merighi (EcoRodovias), Rafael Garcia (Garcia Monteiro) e Renan Ribeiro (Ingevity), trazendo muitos desafios ligados à sustentabilidade da infraestrutura de transporte rodoviário, com foco na reciclagem de materiais asfálticos (RAP), soluções de pavimentação asfáltica a frio e em como promover os benefícios dessas técnicas emergentes no nosso país. Também foram citadas a necessidade de agilizar o desenvolvimento de especificações para técnicas inovadoras e de promover de maneira mais eficiente as parcerias entre a academia e a indústria para aumentar a probabilidade de sucesso de projetos inovadores.
Após o congresso, estamos muito motivados com as próximas etapas do Inova Infra Anpet 2024. Inicialmente, propostas de trabalhos (novos ou em andamento) que tenham potencial de aplicação serão recebidas de grupos de universidades brasileiras. As propostas com potencial inovador e viabilidade mais evidentes serão pré-selecionadas e posteriormente apresentadas pelos seus autores a uma banca composta por representantes da indústria. Esta exposição tem o potencial de impulsionar a conversão de ideias em produtos e processos inovadores, colaborando para o desenvolvimento de soluções alinhadas com desafios existentes.
A promoção desta interação objetiva entre quem sente as dores do dia a dia (indústria) e quem, por missão e vocação, tem mais oportunidade de se aprofundar no desenvolvimento de novos conhecimentos (academia) é essencial para garantir a otimização de recursos, impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Setor de Infraestrutura de Transportes do Brasil e contribuir para a geração de empregos de pessoal altamente qualificado.
Agora é hora de grupos de universidades e de outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs) enviarem as suas propostas de soluções a dores específicas da indústria para o comitê organizador do Inova Infra Anpet 2024. O material a ser enviado por cada equipe deve conter as seguintes informações:
1. Uma apresentação gravada, com no máximo cinco minutos de duração;
2. Um business canvas, preparado de acordo com o template disponibilizado no Anexo I;
3. Uma apresentação conforme modelo do Anexo II; e
4. Um resumo de no máximo 500 palavras.
As propostas contendo os quatro itens listados acima devem ser submetidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 21/03/2025. O resultado será divulgado entre abril e maio de 2025, dependendo do número de propostas recebidas.
As propostas recebidas serão inicialmente avaliadas pelo comitê organizador do Inova Infra Anpet 2024, que se baseará nos seguintes critérios para selecionar as mais viáveis para o programa de inovação:
1. Inovação: Nível de originalidade e criatividade da ideia.
2. Nível de maturidade tecnológica atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala TRL (Technology Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice I.
3. Nível de maturidade comercial atual e previsão de progressão para outros níveis durante o desenvolvimento das soluções, com base na escala CRL (Commercial Readiness Level). Uma explicação sobre esses níveis é fornecida no Apêndice II.
4. Impacto Social e Econômico: Potencial impacto positivo no Setor de Transportes e na sociedade.
5. Qualidade do Pitch: Clareza e eficácia na comunicação da ideia.
As propostas selecionadas seguirão para uma etapa de apresentação de pitches com uma banca ampliada, que contará com membros do comitê organizador e representantes estratégicos da indústria. O comitê também procurará contribuir com a identificação de parceiros da indústria que possam se interessar pelo relacionamento com os grupos acadêmicos formados para a solução de desafios reais. Em seguida, será oferecido suporte para facilitar a interação entre estes atores da cadeia produtiva e para estimular a implantação de soluções. Alguns cases poderão ser apresentados no congresso da Anpet de 2025 para demonstrar a eficiência do relacionamento estratégico entre a academia e a indústria e para incentivar a formação contínua de parcerias produtivas.
O Inova Infra Anpet 2024 pretende representar um marco e contribuir para o início de uma aceleração na maneira como o conhecimento de altíssima qualidade produzido por universidades e demais ICTs pode ser aplicado para a solução de desafios da sociedade. Isso agregará valor ao conhecimento produzido, contribuirá para a independência tecnológica nacional e fomentará a geração de emprego para pessoal altamente qualificado.
Estamos muito empolgados com o Inova Infra 2024 e convidamos você e a sua instituição a se unir a nós nessa jornada!
Prof. Francisco Thiago Sacramento Aragão, Ph.D.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe
Coordenador da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Enga. Cecília Fortes Merighi, M.Sc.
Grupo EcoRodovias
Colaboradora da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Profa. Lêda Christiane de Figueiredo Lopes Lucena, D.Sc.
Universidade Federal de Campina Grande
Coordenadora Adjunta da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet
Eng. Luis Alberto Herrmann do Nascimento, Ph.D.
Petrobras - Cenpes
Coordenador Adjunto da Área de Infraestrutura de Transportes da Anpet